Nesta segunda-feira (23), foi inaugurada a Galeria Visit Brasil – Amazônia em Nova York, EUA. Em colaboração com o Sebrae, a Embratur oferece uma experiência multissensorial, destacando as riquezas da Amazônia e a sustentabilidade de suas comunidades por meio de música, artesanato, fotografia, artes visuais, moda e gastronomia.
Durante a abertura, Marcelo Freixo ressaltou: “A preservação da Amazônia é essencial, mas isso envolve também criar um novo modelo de desenvolvimento que mantenha a floresta e os povos de pé. O turismo é uma ferramenta vital, e essa galeria é uma prova de que o Brasil está retomando sua posição no cenário mundial, destacando a Amazônia como um grande destino.”
O projeto inovador convida visitantes a mergulhar na diversidade do maior bioma do planeta, atraindo empresários, influenciadores, jornalistas e operadores de turismo até o dia 27 de setembro.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também esteve presente e destacou a importância do espaço para a conscientização sobre a ancestralidade indígena.
“Aqui, as pessoas que nunca visitaram a Amazônia podem ter uma noção da diversidade de culturas, povos e espécies que precisam ser protegidas por todos nós.”
Margarete Coelho, diretora do Sebrae, destacou a relevância da parceria com a Embratur: “Este espaço é uma vitrine do turismo brasileiro para os EUA e o mundo, evidenciando a Amazônia. Nosso trabalho com pequenos negócios busca torná-los mais sustentáveis e inovadores no setor turístico.”
Amazônia: Destino estratégico
O mercado americano é de grande importância para a Embratur. Em 2023, os EUA foram o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, com 668.478 visitantes, superando em 50% o ano anterior. De janeiro a agosto de 2024, já são 461,3 mil visitantes americanos no Brasil.
Peggy Murphy, vice-presidente da USTOA, destacou o crescimento dos negócios e a demanda por pacotes turísticos para a Amazônia: “Os americanos estão prontos para explorar mais e gastar em experiências sustentáveis na região.”
O cônsul-geral do Brasil em Nova York, Adalnio Senna, enfatizou a importância da Amazônia para discussões globais: “Esperamos que a COP30 seja um marco para a preservação da floresta, com o Brasil liderando temas como bioeconomia e transição energética.”
Amazônia em foco
Até o dia 27, a galeria exibirá painéis sobre turismo sustentável, bioeconomia e a promoção da Amazônia, além de exposições de fotógrafos brasileiros, gastronomia regional e experiências interativas.
Helder Barbalho, governador do Pará, ressaltou que a galeria é uma oportunidade para os americanos conhecerem mais sobre as belezas e diversidades do estado. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, também destacou a singularidade da Amazônia como destino turístico.
Gastronomia e conectividade
A galeria também apresenta a diversidade dos ingredientes amazônicos, com renomados chefs brasileiros proporcionando degustações. O chef Saulo Jennings afirmou: “Essa galeria eleva a Amazônia ao topo da gastronomia mundial, promovendo negócios e empregos.”
A promoção internacional da Amazônia está alinhada a uma estratégia de conectividade aérea. Com parcerias entre a Embratur e companhias aéreas, novas rotas e voos foram lançados, como Lisboa-Belém-Manaus, operada pela TAP, e o aumento da frequência de voos da Azul entre Fort Lauderdale e Belém.
Agenda