A Gohobby, referência no mercado brasileiro de drones e pioneira na introdução do carro voador no país, comemorou um feito inédito no último dia 20 de setembro. A empresa completou o primeiro voo do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) EH216-S da EHang, após receber o CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O evento ocorreu no Aeroquadra, em Quadra, cidade a 80 km de São Paulo, e contou com a presença de autoridades, especialistas da aviação e imprensa.

Visão dentro do EH216-S da EHang (Foto: Divulgação)

“Desde o final do ano passado, quando trouxemos o eVTOL EH216-S, sonhamos com o momento em que finalmente veríamos a aeronave decolar no Brasil. Esse dia chegou, e estou feliz por fazer parte deste momento histórico para o nosso país e para o futuro da mobilidade aérea urbana”, afirmou Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.

Buzaid se destacou ao ser o primeiro brasileiro a pilotar um eVTOL no país, enquanto Jeovan Alencar se tornou o primeiro comandante brasileiro a operar remotamente essa tecnologia. O evento contou com dois voos experimentais: o primeiro, com 6 minutos de duração e 1,7 km percorridos, e o segundo, com 3 minutos e 20 segundos de voo, totalizando 700 metros, ambos sem passageiros, conforme as regras da ANAC.

A aeronave EH216-S da EHang, capaz de transportar duas pessoas, é operada remotamente por um sistema inteligente, e tem o potencial de revolucionar o transporte urbano. Desde dezembro de 2023, a Gohobby vem apresentando o carro voador ao público, buscando aproximar essa tecnologia futurista da sociedade brasileira.

O Brasil já é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China, de acordo com uma pesquisa da MundoGeo. Com isso, cidades como São Paulo e regiões remotas do país poderão se beneficiar de soluções de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) eficientes e sustentáveis.

“A EHang está extremamente satisfeita por ter obtido uma Autorização de Voo Experimental da ANAC para seu eVTOL EH216-S não tripulado, e por ter iniciado voos de teste no Brasil”, destacou José Ignacio Rexach, CCO da EHang na Europa e América Latina.