A tendência do ecoturismo no Brasil é evidente. Independentemente da região do país que se deseja conhecer, é possível encontrar opções incríveis para quem busca experiências autênticas, e as pesquisas estão em alta, especialmente no Sudeste. De acordo com um estudo recente da Conversion, agência de SEO, os termos relacionados ao turismo de aventura registraram um crescimento nas buscas online nos últimos meses. 

Palavras-chave como “Amazônia turismo ecológico” e “imaginário ecoturismo” são as que mais chamam a atenção dos internautas mineiros e cariocas, respectivamente. Enquanto isso, os paulistanos estão mais interessados por destinos como o Parque Estadual da Areia Branca e a cidade histórica de Ouro Preto. O Centro-Oeste também aparece na lista, com termos sobre fazendas e passeios de chalana como os mais procurados em Goiás. 

Segundo Marcos Sorrentino, doutor em Educação e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, vivências ecológicas na infância são fundamentais para uma vida adulta mais saudável e equilibrada. “É preciso desacelerar e permitir que as crianças, os jovens e os adultos reaprendam a apreciar a natureza”, alerta Sorrentino. Descubra, abaixo, os melhores destinos para não sair da região Sudeste e aproveitar todos os benefícios das viagens 

Serra do Cipó – Minas Gerais 

Localizada em Minas Gerais, a Serra do Cipó é um convite irresistível e próximo de Belo Horizonte – são apenas 100 quilômetros de distância. Com uma área de 34 mil hectares, o Parque Nacional da Serra do Cipó é responsável por uma diversidade única, com nascentes, cânions, cachoeiras e riachos cristalinos. No entanto, o que realmente encanta é a presença de lobos-guarás e tamanduás-bandeira. 

A Cachoeira Grande é, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos, com 60 metros de extensão e 10 metros de altura – essa imponente queda d’água forma poços cristalinos perfeitos para mergulhos. É possível também fazer caminhadas desafiadoras, como a Trilha do Travessão, ou praticar esportes radicais como escalada, rapel e tirolesa, ou então tiro esportivo, com o espaço e os equipamentos adequados, como vestuário e carabina de pressão 4.5

Parque Nacional do Itatiaia – Rio de Janeiro

O Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do Brasil, guarda paisagens inesquecíveis e muitos esportes para quem curte ecoturismo. Localizado na Serra da Mantiqueira, a cerca de 3 horas de carro da cidade do Rio de Janeiro, acolhe florestas exuberantes. Para as alternativas em trilhas, destacam-se as travessias do Rancho Caído e da Serra Negra. 

Próximo ao município de Itatiaia, os turistas podem encontrar a Cachoeira Véu da Noiva, com 40 metros de queda, sendo um dos pontos turísticos mais valorizados da região e com acesso relativamente fácil. Agora, se a escolha for montanhismo, o Pico das Agulhas Negras, com quase 3 mil metros de altitude, é uma das paradas obrigatórias. 

Parque Estadual da Cantareira – São Paulo

A poucos quilômetros da agitada rotina da maior cidade da América Latina, o Parque Estadual da Cantareira é uma bela área verde de mais de 7 mil hectares, e hoje é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em uma região metropolitana. Serve de refúgio para diversas espécies brasileiras – entre elas, estão o bugio, primata conhecido pelo canto característico, e o gavião-pomba, ave de rapina que enfrenta ameaças de extinção.

Quanto às práticas esportivas, o espaço disponibiliza uma variedade de trilhas que atendem todos os níveis de experiência. A Trilha do Bugio, por exemplo, é uma das alternativas mais recomendadas para quem busca uma experiência mais calma e acessível para crianças e idosos. Além disso, o parque serve como um importante centro de educação ambiental, promovendo campanhas de conscientização sobre as problemáticas ambientais.