Brasília (DF) – Durante a 51ª edição da Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, Manuel Flahault, diretor geral da Air France para a América do Sul, apresentou importantes inovações que buscam fortalecer a experiência de seus clientes e ampliar a presença da companhia aérea na região. Entre os principais destaques estão a introdução de um serviço de Wi-Fi de alta velocidade, a remodelação das cabines da classe executiva e a inauguração de novas rotas no Brasil.

“Estamos investindo fortemente em novas tecnologias e serviços a bordo. A partir de 2025, começaremos a implementar o Wi-Fi de ultra-alta velocidade, que oferecerá aos passageiros uma experiência de conectividade como se estivessem em solo”, revela Flahault. A novidade, em parceria com a Starlink, vai garantir internet de alta qualidade em todas as cabines, permitindo streaming de vídeos, chamadas de vídeo e jogos online com baixa latência. O serviço será gratuito para todos os clientes que acessarem suas contas do programa de fidelidade Flying Blue.

Além da conectividade, a Air France está em processo de renovação de suas cabines da classe executiva em voos saindo do Brasil. “Estamos remodelando as cabines Business, com novas poltronas e serviços aprimorados, focados em oferecer ainda mais conforto aos passageiros. Nossa meta é elevar o padrão de experiência de voo em rotas de longa distância”, explica o executivo.

Expansão

No Brasil, a Air France reforçou sua presença com a abertura de nove novas rotas a partir de novembro deste ano. Em especial, a nova rota Salvador–Paris, que começa a operar em outubro com três frequências semanais. Flahault destacou que essa operação faz parte de uma estratégia mais ampla de fortalecer a conectividade entre o Brasil e a Europa, com impacto direto no turismo local.

“Não é todo dia que inauguramos uma nova rota, e Salvador (BA) é um destino muito estratégico. O recebimento foi muito positivo e já estamos observando um aumento significativo na chegada de turistas europeus, que utilizam Salvador como porta de entrada para outras cidades do interior do Brasil”, comenta. A nova rota na capital baiana se soma ao aumento na frequência de voos da companhia em rotas já consolidadas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).

“Agora, o grupo Air France opera 47 voos semanais no país, e isso só foi possível graças à confiança que o grupo deposita no mercado brasileiro e ao relacionamento próximo com nossos parceiros locais, como agentes de viagens e operadores turísticos”, celebra Flahault. Para estreitar esses laços, a companhia realizou recentemente uma campanha especial em Salvador, apresentando as novas ofertas aos principais agentes do mercado. “Logo estaremos fazendo o mesmo em Fortaleza”, anuncia.

Flahault destacou ainda que o cenário no Brasil é positivo, mas apresenta desafios, especialmente em manter altas taxas de ocupação em um mercado dinâmico, principalmente durante o período de consolidação de novas rotas. “Estamos otimistas com o potencial do Brasil, onde nossas operações têm mantido um nível de ocupação acima de 90%. Isso é essencial para garantir operações viáveis e rentáveis”, pontua.

As expectativas para o futuro incluem a consolidação das novas rotas e o aumento do volume de passageiros, tanto no mercado doméstico quanto no internacional. “O ecossistema da aviação está em constante evolução, e queremos estar à frente, oferecendo serviços que atendam às demandas de conectividade e conforto dos passageiros, sempre com foco na inovação e na sustentabilidade”, conclui o diretor.