Heber Garrido, diretor de Marketing e Experiências da Parquetur, revela novidades que buscam impulsionar o ecoturismo brasileiro na 51ª Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Após seis meses à frente da empresa, Garrido destaca que a estratégia central tem sido posicionar os parques naturais como destinos acessíveis e desejáveis para todos os perfis de turistas, com ênfase em promover o ecoturismo por meio de agentes de viagens.

“Esses seis meses pareceram um ano, pela correria e pelos desafios, mas o saldo é muito positivo. Desde nosso último encontro, em que anunciei meu retorno ao Turismo, nosso foco foi ampliar a promoção dos parques, considerando que apenas 15% dos brasileiros os visitam regularmente. Queremos aumentar esse número”, afirma Garrido.

Para isso, uma das principais novidades apresentadas na 51ª Abav Expo é o lançamento da Parquetur Hospedagem. “Já tínhamos hospedagens no entorno dos parques, mas agora estamos oferecendo opções internas em três categorias: campings, refúgios e lodges”, explica. As reservas já estão disponíveis e a expectativa é que o serviço proporcione mais opções de experiêcias e, com isso, atraia novos visitantes aos parques.

Garrido detalha as categorias:

  • Campings: áreas de acampamento para quem busca um contato direto com a natureza;
  • Refúgios: trailers instalados dentro dos parques, oferecendo conforto e todos os serviços de hospedagem e aventura inclusos;
  • Lodges: casas antigas reformadas e adaptadas, garantindo uma experiência única.

“Estamos formatando essas hospedagens para que elas se tornem parte do braço de negócios da Parquetur, promovendo-as junto às agências de viagens e operadoras”, revela o executivo.

Desafios e crescimento

O cenário atual, contudo, apresenta desafios. Garrido mencionou que a redução no número de feriados prolongados impacta levemente na visitação aos parques, mas o verdadeiro desafio são as queimadas. “Estamos lidando com essa situação com responsabilidade, sempre priorizando a segurança dos visitantes”, afirmou. Mesmo com os obstáculos, a Parquetur registrou um crescimento acima de dois dígitos e mantém um índice de satisfação entre 80% e 90%.

Os programas de relacionamento com agências de viagens e operadores, anunciados recentemente, também ganham destaque, especialmente o “Somos PNI” e “Guias da Natureza”. O “Somos PNI” é voltado para empresas, como pousadas e restaurantes, que operam no entorno dos parques, enquanto o “Guias da Natureza”, visa oferecer treinamento e dar mais apoio aos guias turísticos. “Queremos agregar cada vez mais valor ao entorno dos parques, capacitando e apoiando esses profissionais”, explica Garrido.

Apesar de terem começado no Parque Nacional de Itatiaia (RJ), o objetivo da Parquetur é expandir esses programas para todas as unidades sob sua gestão, oferecendo benefícios que fomentem o turismo local e reforcem a importância da conservação ambiental. Tais objetivos, assim como a promoção dos parques, também devem ser apoiados pelas futuras alianças a serem firmadas e anunciadas em breve.

Para 2025, a expectativa é a adição de duas novas operações, incluindo a Chapada dos Guimarães (MT) e o Parque Itacolomi, em Ouro Preto (MG). “Atualmente operamos quatro parques, mas nossa meta é chegar a 10 parques até o final de 2025,. O potencial do ecoturismo é imenso e não para de crescer”, concluiu Garrido, reforçando que o papel dos agentes de viagem será fundamental para o sucesso dessa expansão.

O Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.