Com uma sólida carreira no segmento hoteleiro, Heber Garrido anuncia está de volta ao setor de Turismo, assumindo a promoção de parques naturais no Brasil como Chief Marketing Officer (CMO) e Chief Experience Officer (CXO) na Parquetur. O executivo, que já atuou em grandes redes hoteleiras como Praia do Forte, Blue Tree Hotels, Transamérica Hospitality Group e Aviva, traz consigo uma paixão de infância pela natureza e pelos animais, que sempre esteve presente em sua trajetória profissional, para sua próxima empreitada. 

“Sempre tive o desejo de ser zoólogo, tendo me relacionado com muitas organizações e empresas acerca do tema, como a National Geografic, Ibama, SOS Mata Atlântica e o Projeto Tamar”, conta Garrido, em entrevista ao Brasilturis. “Ao longo de minha carreira, acabei me especializando em Marketing de destinos, trabalhando em muitas redes de resorts e hotéis temáticos. Grande parte da minha missão nesses empreendimentos, era tornar os destinos mais conhecidos e relevantes, buscando parcerias com grandes marcas”, explica.

Em julho do ano passado, entretanto, Garrido se encontrou fazendo as mesmas coisas de sempre, então buscou algo que tivesse mais sinergia com seu propósito. Com apoio de sua família, o profissional se desligou do Grupo Ferrasa, em busca de um novo projeto de vida. “Após meses refletindo, conversando com amigos e observando as oportunidades, comecei a conversar com a Parquetur, que é uma concessionária e administradora de uso público de parques naturais”, relata. Entre eles, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Caminhos do Mar (SP), Parque Nacional dos Itatiais (RJ), Parque Estadual de Ibitipoca (MG) e Parque Nacional da Chapada dos Guimarâes (MT).

A grande missão da Parquetur, segundo Heber Garrido, é a conscientização e conservação do meio ambiente, por meio do fomento à educação ambiental e o maior contato com a natureza e a cultura brasileira. Após as fases de conhecer, se especializar e operar os parques, a empresa agora está na missão de promover os destinos, por meio do trade de Turismo. “Para isso, estamos firmando parcerias com operadoras e agências para trabalhar os parques como destinos de ecoturismo, segmento que está em alta em todo mundo e foi responsável por 1 em cada 4 viagens a lazer realizadas no País, segundo dados do Ministério do Turismo”, reforça o executivo.

A outra missão da equipe de Marketing da Parquetur é estabelecer parcerias estratégicas com grandes marcas, seja por meio de patrocínios e eventos como projetos exclusivos. “A ideia é que juntos daremos maior exposição aos destinos de parques e atrair cada vez mais visitantes, resultando na maior conscientização das pessoas acerca da importância dos parques naturais do Brasil. Também contamos com incentivos que favorecem esse tipo de produto, em que as empresas podem direcionar o pagamento fiscal de impostos para projetos educacionais, culturais e ambientais”, detalha Garrido.

A empresa deve anunciar as novas parcerias nos próximos meses, com expectativa de crescimento acelerado no setor B2B de Turismo. “Inclusive, já estamos formatando pacotes com aéreo incluso, roteiros em parceria com locadoras de veículos para parques próximos à capital paulista. Também estamos apostando no turismo de Aventura e entretenimento, pois queremos que a diversão atraia visitantes para os parques, levando-os a valorizar cada vez mais a natureza, que garante uma infinidade de experiências para vivenciar”, complementa Garrido.

“Há um enorme potencial para o ecoturismo no Brasil e queremos fazer parte desse grande momento do Turismo no País. Queremos levar a discussão sobre o que é sustentabilidade, levar a educação ambiental para o maior número de pessoas e fazer a diferença no mundo”, completa Garrido.