A WTM Latin America 2023, feira de turismo que ocorreu entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo, é uma grande oportunidade para divulgar novas propostas e produtos ao trade e aos consumidores finais. Com isso em mente, a gestora e operadora de parques naturais Parquetur aproveitou o evento para apresentar seu negócio, firmar parcerias e atrair novos visitantes. 

Richard Andreazza, head de Vendas da Parquetur, explica que a ideia da empresa se aproxima dos parques norte-americanos, que costumam ser mais estruturados que os brasileiros. “Queremos que as pessoas interajam com a natureza, mas com infraestrutura, como restaurantes, banheiros, água, área para descanso, monitoria, transporte, acessibilidade, entre outras facilidades. Buscamos trazer tranquilidade para o visitante ao parque”, pontua o executivo.

Atualmente, a empresa conta com seis parques no Brasil, na Chapada dos Veadeiros, Chapada dos Guimarães, Ibitipoca, Itacolomi e Itatiaia. O destaque, porém, fica para o parque Caminhos do Mar, que se encontra a poucos minutos de São Paulo. “Brincamos que é o primeiro parque urbano do país, dada a proximidade com a capital paulista. Reformamos todos os monumentos históricos, ampliamos a infraestrutura e estamos até construindo uma tirolesa que cruza a serra, indo de São Bernardo até Cubatão.” revela Andreazza. 

A Parquetur atende uma vasta gama de perfis de turistas, incluindo excursões escolares durante os dias de semana, em função dos roteiros e da biodiversidade dos locais. “Nossos produtos abrangem o turismo de lazer, turismo religioso, turismo corporativo, turismo medicinal, ecoturismo, entre outros. É um dos segmentos que mais cresceram no pós-pandemia, tanto que incorporamos quatro novos parques apenas no começo deste ano”, revela Andreazza. 

Ainda que estejam em ritmo de crescimento, Luciano de Camargo, executivo de Vendas da Parquetur, pontua que o desempenho do segmento ainda está aquém de seu potencial. “Por esse motivo, estamos divulgando o conceito de parques ecológicos e buscando firmar parcerias com importantes empresas do trade turístico, agentes de viagens, operadoras de turismo, entre outros”, conta.

Por fim, ambos os executivos comentam suas expectativas para 2023, que incluem o aumento de 25% no fluxo de visitantes nos parques gerenciados pela Parquetur. Além disso, os representantes esperam encerrar o ano com no mínimo dez unidades de conservação sobre sua gestão.

Foto: Gregory Grigoragi

Leia também: Patagônia Argentina: Río Negro traz novidades para a WTM 2023