O projeto do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, que será construído na Estância Turística de Olímpia, no interior de São Paulo, avançou mais uma etapa do processo de implantação. Na última terça-feira (27), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) concedeu a Licença Ambiental Prévia ao empreendimento, cujo investimento previsto é de R$ 400 milhões.
O documento atesta a viabilidade ambiental da localização e das características propostas para o futuro terminal aeroportuário, mas ainda não autoriza o início das obras. A licença possui validade até outubro de 2032 e teve sua publicação no Diário Oficial do município na quinta-feira (29).
Sob responsabilidade da Infraero, o empreendimento ocupará uma área de aproximadamente 200 hectares. A estrutura projetada contempla uma pista de pousos e decolagens com 2,5 mil metros de extensão e 45 metros de largura, terminal de passageiros, pátio para aeronaves, pistas de táxi, instalações operacionais e equipamentos de apoio às atividades aeroportuárias.
A proposta busca melhorar o acesso aéreo a Olímpia e a outros municípios do Norte e Noroeste Paulista, com perspectivas de novas conexões, investimentos e oportunidades econômicas. O planejamento também considera uma futura operação de transporte de cargas para países da América Latina, mediante a construção de um terminal específico, sem a necessidade de suspender as atividades regulares do aeroporto.
A autorização ambiental sucede outra aprovação obtida pelo projeto neste ano. Em 2 de outubro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico e manifestou parecer favorável à continuidade do licenciamento, condicionado ao cumprimento das medidas de preservação previstas.
A Infraero já finalizou os estudos de viabilidade, elaborou o anteprojeto e preparou a estrutura do processo licitatório para execução do empreendimento. Em janeiro de 2026, a Diretoria Executiva da estatal também aprovou internamente a proposta de contratação integrada para a construção da nova infraestrutura aeroportuária.
O orçamento estimado em R$ 400 milhões deverá seguir um modelo de financiamento apresentado pela Infraero, com divisão igualitária dos investimentos. A previsão é que metade dos recursos seja proveniente da própria empresa e os outros 50% tenham origem em verbas federais. A efetivação dessa estrutura financeira, entretanto, ainda exige definições institucionais e disponibilidade orçamentária.
Reconhecida como um dos principais polos de turismo de lazer do interior paulista, Olímpia recebe aproximadamente 5 milhões de visitantes anualmente. O destino, conhecido pelos parques aquáticos e empreendimentos de entretenimento, possui uma rede de hospedagem com mais de 34 mil leitos e movimenta uma expressiva cadeia de serviços turísticos.
Apesar do volume de turistas, a cidade ainda utiliza aeroportos de municípios vizinhos como principais portas de entrada para visitantes que optam pelo transporte aéreo. A implantação de um terminal próprio poderá facilitar o deslocamento até o destino e favorecer a criação de novas ligações, desde que haja demanda e interesse comercial das companhias aéreas.
Os benefícios esperados não se limitam à atividade turística. A nova estrutura também poderá atender às necessidades dos segmentos de comércio, serviços, indústria, logística e viagens de negócios, com efeitos sobre a economia regional.
Com a concessão da Licença Ambiental Prévia, o empreendimento deverá cumprir as próximas exigências do processo de licenciamento. Entre elas está a obtenção da Licença Ambiental de Instalação, autorização necessária para que a construção do aeroporto possa efetivamente começar.
A aprovação concedida pela Cetesb, portanto, não representa uma liberação imediata para as obras, tampouco confirma a publicação do edital de licitação. O documento permite dar continuidade aos preparativos da contratação, cuja abertura permanece condicionada à garantia dos recursos destinados à execução do projeto.
Como os estudos técnicos e o anteprojeto já foram concluídos, o avanço das próximas fases dependerá principalmente de decisões do Governo Federal sobre financiamento e execução. A responsabilidade pelos procedimentos de contratação cabe à União, enquanto a Prefeitura de Olímpia acompanha as tratativas com os órgãos envolvidos.
A iniciativa de construir um aeroporto em Olímpia começou a ser estruturada em 2015, quando a administração municipal iniciou os primeiros procedimentos relacionados à desapropriação de terrenos e à contratação dos estudos necessários para avaliar a viabilidade da infraestrutura.
Em 2019, a proposta passou a considerar uma abrangência regional, a partir de negociações entre a Prefeitura, o Governo do Estado de São Paulo e a União. Dois anos depois, em 2021, foi formalizada a delegação federal para implantação e operação do aeroporto. O planejamento avançou nos anos seguintes, até a transferência da responsabilidade pela execução à Infraero, concluída em 2024.
Desde 2025, o município intensificou o diálogo com representantes federais e instituições responsáveis pelas autorizações do empreendimento. A obtenção da licença prévia representa mais um avanço administrativo e ambiental, embora ainda existam etapas importantes antes da contratação e do início efetivo da construção.
Outro instrumento considerado relevante para o projeto é o novo Plano Diretor de Olímpia. O documento já incorpora a localização destinada ao aeroporto e estabelece diretrizes para a ocupação e o desenvolvimento urbano das áreas próximas, o que poderá contribuir para a organização territorial necessária à futura operação.
“A licença ambiental prévia é uma conquista importante para Olímpia e para todo o Norte e Noroeste Paulista. Estamos falando de um projeto estratégico, que vem sendo construído há anos e que tem potencial para transformar a nossa região e abrir novas oportunidades de desenvolvimento econômico, geração de empregos e atração de investimentos. Comemoramos cada passo desse processo e seguimos trabalhando para avançar nas etapas necessárias, em diálogo com a Infraero e os órgãos responsáveis. Nosso compromisso é continuar acompanhando e articulando para que esse projeto avance e possa trazer benefícios concretos para a população e para toda a região”, destaca o prefeito Geninho Zuliani.








