Brasília (DF) – Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), revela que o Rio Grande do Norte está consolidando um diferencial competitivo no turismo internacional: o posicionamento como destino sustentável. Em entrevista ao Brasilturis, durante a 51ª Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o executivo destacou a importância desse movimento para atrair um público mais consciente e responsável, alinhado às tendências globais do setor. Com isso, o Turismo no estado espera alcançar um crescimento de 10% no volume de turistas este ano.
É importante destacar que o Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros com maior potencial para geração de energia renovável. A matriz elétrica do estado é composta por 94% de fontes renováveis, principalmente eólica. “Nós temos Pipa, São Miguel do Gostoso e outros destinos certificados com selos internacionais que atestam essa sustentabilidade, e estamos ampliando essa abordagem para outros locais do estado”, afirma Fernandes.
Um exemplo desse compromisso é a implementação de inovações como o primeiro buggy elétrico do Brasil, atualmente em fase de testes. O objetivo é substituir, a longo prazo, a frota tradicional por veículos movidos a energia limpa, reforçando a oferta de experiências ecológicas. “Estamos dando pequenos passos, mas com grandes perspectivas. O diferencial do Rio Grande do Norte, em relação a outros destinos com veículos elétricos, é que podemos abastecer nossos buggies 100% com energia renovável”, acrescenta o executivo da Emprotur.
Fernandes também ressaltou que a rede hoteleira e os receptivos locais abraçaram a ideia, contribuindo para tornar o destino mais atrativo para turistas que buscam sustentabilidade. “O comportamento do turista muda quando ele visita um destino que promove essa responsabilidade ambiental”, explica o diretor-presidente da Emprotur.
Interiorização e crescimento
Além do foco na sustentabilidade, o Rio Grande do Norte está investindo na interiorização do turismo e na diversificação de produtos. “Queremos mostrar que o estado vai além dos destinos-destaque Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso. Estamos trazendo para o mercado destinos como Galinhos, praticamente virgem e silenciosa, além do Geoparque Seridó, que fortalece a interiorização do estado”, revela Fernandes.
Destinos emergentes, como a região de Galinhos e a Costa Branca, estão ganhando destaque, especialmente com a retomada do aeroporto de Mossoró, que passará a receber aeronaves maiores a partir de outubro. “Estamos trabalhando para que a interiorização seja uma realidade, e parte disso é garantir infraestrutura adequada. Até o final do ano, os aeroportos receberão mais de R$ 25 milhões em investimentos e entregaremos 800 quilômetros de estradas recuperadas, essenciais para facilitar o acesso a essas novas áreas”, revela o executivo da Emprotur. A expectativa é que esse número chegue a 1,5 mil quilômetros até o final de 2025.
Outro fator-chave para o crescimento do turismo potiguar é o aumento da malha aérea. “Já crescemos 23% na malha aérea em 2024 em relação ao ano anterior, fruto de um trabalho em parceria com companhias aéreas e o novo operador do aeroporto de Natal”, destaca Fernandes. Ele enfatiza que a gestão eficiente do aeroporto tem sido crucial para melhorar a experiência dos turistas e atrair novos voos internacionais. “Inauguramos salas VIP tanto no terminal doméstico quanto no internacional, e estamos em negociações para viabilizar novas rotas para além da já consolidada operação Lisboa-Natal da TAP.”
A expectativa é de fechar 2024 com um crescimento de 10% no volume de turistas. “Essa meta é fruto de um esforço conjunto entre governo e setor privado. Estamos confiantes de que conseguiremos manter esse ritmo de crescimento, principalmente com o aumento da conectividade aérea e o fortalecimento da nossa marca como um destino sustentável e culturalmente diverso.”
Fernandes também destacou o papel dos agentes de viagens no sucesso da estratégia de crescimento do estado. “Somos pioneiros no trabalho cooperado com operadoras e no recorde de capacitações de agentes de viagens em 2024. Vamos fortalecer ainda mais essa relação com eventos como o Rio Grande do Norte Experience, que acontecerá quatro ou cinco vezes ao ano, trazendo de 50 a 60 agentes para imersões e capacitações no próprio destino.”
A ação visa estreitar o relacionamento direto com os agentes de viagens, garantindo que eles tenham uma compreensão mais profunda das ofertas turísticas do Rio Grande do Norte, além de promover a fidelização. “Queremos continuar trabalhando com as operadoras, mas também estabelecer uma conexão mais direta com os agentes que mais vendem o destino”, conclui o diretor-presidente da Emprotur.
Com uma estratégia pautada na sustentabilidade, na interiorização e no fortalecimento da malha aérea, Fernandes está otimista quanto ao futuro do turismo no estado. “Nossa expectativa é que o Rio Grande do Norte continue sendo protagonista no crescimento do turismo regional e nacional. Queremos consolidar nosso estado como o destino preferido dos brasileiros e fortalecer nossa posição no mercado internacional, principalmente pela proximidade geográfica com a Europa”, afirma. “Estamos muito confiantes de que vamos alcançar as metas que estabelecemos com o apoio de todas as partes envolvidas.”
O Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.
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