O Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, destacando-se como um dos principais estados brasileiros na agenda ESG. Durante a Abav Expo, Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, revelou uma série de iniciativas voltadas para a gestão sustentável e o fortalecimento de destinos turísticos no estado.

“O Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros estados a provocar a Abav a pensar em ESG e, por isso, hoje somos o principal patrocinador da Jornada 2030”, afirma Wendling, ao destacar a liderança do estado no avanço das discussões sobre sustentabilidade no turismo. Além disso, ele apresentou novidades como o lançamento do Mapa Estratégico para Gestão no Turismo (Maptur), ferramenta que auxilia no gerenciamento das estratégias regionais de turismo, e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes no Brasil (FIDI), cuja edição de 2025 acontecerá em Bonito (MS).

Entre as ações internacionais, Wendling destacou um termo com a Embratur, o que faz do Mato Grosso do Sul o primeiro estado brasileiro a contratar a agência de promoção turística nacional para fortalecer a promoção no mercado europeu, com foco especial na Espanha e em Portugal. “Temos uma forte e crescente presença no mercado internacional de ecoturismo e aventura, especialmente em destinos como Bonito, que registrou um recorde histórico de turistas no ano passado”, conta o diretor-presidente.

O estado também vem desenvolvendo novas experiências turísticas, como o birdwatching e cruzeiros ecológicos no Pantanal, em Corumbá (MS). “Essas atrações estão ganhando força, e temos nos destacado como referência no segmento de turismo de aventura”, comenta Wendling. Ele também mencionou o crescimento da presença do Mato Grosso do Sul no mercado americano, com resultados expressivos em busca e vendas online. “Temos inclusive experiências cadastradas no Tourism Cares, plataforma que só trabalha com atrações com engajamento sócio-cultural e ambiental”, acrescenta o executivo.

O estado também está intensificando sua relação com o trade. Em junho, foi realizado o show “Isto é Mato Grosso do Sul – Especial por Natureza”, em São Paulo (SP), que reuniu mais de 250 agentes e operadores. “Foi o primeiro show exclusivo organizado por um estado, com o objetivo de envolver turismo, arte, cultura, música e gastronomia de forma integrada”, destacou o executivo, que reitera que a ação teve retorno positivo, inclusive com o crescimento de 20% nas vendas da CVC para o destino.

Além disso, Wendling falou sobre o lançamento do movimento Bonito Eco Criativa Smart City, uma iniciativa que visa a reestruturação do turismo em Bonito com foco em sustentabilidade, educação e inclusão social. “Estamos levando robótica para mais de 300 crianças de escolas públicas e desenvolvendo um plano de descarbonização para o estado, que começou por Bonito”, destaca o diretor-presidente, listando outras ações voltadas para a economia criativa e a inclusão de comunidades locais no Turismo.

A inovação tecnológica também tem sido uma prioridade para o Mato Grosso do Sul. Wendling anunciou um edital de R$ 1,6 milhão para apoiar startups que desenvolvam soluções tecnológicas para o turismo sustentável. “Estamos oferecendo 400 mil reais para cada startup desenvolver suas soluções, e o estado vai devolver essas inovações para o trade”, disse.

As expectativas para o futuro são otimistas, com o estado se posicionando como líder em turismo sustentável no Brasil e no exterior. “Estamos trabalhando para liderar a agenda climática, tanto no Brasil quanto fora dele, e continuar fortalecendo nosso turismo com responsabilidade”, concluiu Wendling.