Rotas temáticas, eventos e tecnologia impulsionam Turismo de São Paulo

Ferramentas de inteligência artificial, rotas temáticas e grandes eventos integram a estratégia de promoção do destino

Rotas temáticas, eventos e tecnologia impulsionam Turismo de São Paulo
Foto: Geovana Fraga (Brasilturis)

Brasília (DF) – O Turismo de São Paulo tem apostado fortemente no desenvolvimento de rotas temáticas para promover o estado como um destino completo, que oferece experiências diversificadas para diferentes perfis de turistas. Segundo Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo Convention Bureau, as rotas do vinho, do queijo e as rotas cênicas, que incluem mirantes ao longo das principais rodovias, estão entre as principais iniciativas para atrair visitantes. “São Paulo é um estado que tem de tudo: das montanhas ao litoral, e nosso grande desafio é embalar essas experiências e torná-las mais acessíveis para todos os públicos”, explica.

As rotas cênicas, por sua vez, têm ganhado destaque por incentivar paradas estratégicas ao longo das rodovias, permitindo que os visitantes apreciem as vistas e os atrativos naturais em pontos preparados nos mirantes. “Essas rotas permitem que o turista tenha uma experiência completa, aproveitando as paisagens e atrativos de cada região. A próxima etapa será a rota do azeite, que está em fase de planejamento”, acrescenta Sando, durante entrevista ao Brasilturis, durante a 51ª edição da Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal.

Além das rotas temáticas, o mercado de eventos de entretenimento também é uma grande aposta do Visite São Paulo. “Eventos como o The Town, Fórmula 1  e grandes jogos esportivos, como o da NFL, são exemplos de como São Paulo tem se consolidado como um grande centro de entretenimento, atraindo diversos visitantes para a cidade e o estado de São Paulo”, pontua o presidente executivo.

Para ele, o grande desafio do setor é fazer com que os participantes de eventos permaneçam mais tempo no destino, explorando as opções de lazer que São Paulo e outras cidades brasileiras oferecem. “A ideia é misturar negócios com lazer, o chamado bleisure, garantindo que os participantes de eventos e congressos aproveitem intervalos ou estendam a estadia para conhecer melhor a região”, explica Sando.

Estratégias

Para isso, o Visite São Paulo tem desenvolvido algumas estratégias. É o caso da campanha de stopover, que incentiva viajantes a fazer uma parada de até três dias em São Paulo, sem custos de remarcação de bilhetes. “Estamos em parceria com as principais companhias aéreas, como Gol, Latam e Azul, para promover essas paradas em São Paulo. É uma oportunidade para o turista vivenciar a capital paulista, conhecer as rotas temáticas e explorar os atrativos do estado”, comenta Sando.

Outro elemento central da estratégia do Visite São Paulo é o uso de tecnologia para aprimorar a experiência dos turistas e dos organizadores de eventos. A plataforma de inteligência artificial Lina, lançada a partir do Hackatour, atualiza-se constantemente para oferecer informações relevantes sobre os destinos e atrações do estado, com foco em personalizar a experiência do visitante.

A ferramenta também possui um braço voltado para o setor de eventos, o Lina Mice, auxiliando organizadores na escolha de espaços e serviços para a realização de congressos e feiras. “Ela detalha desde a capacidade das salas até os serviços oferecidos, garantindo que São Paulo seja uma escolha estratégica para grandes eventos”, explica o presidente-executivo do Visite São Paulo. Embora inauguradas na capital paulista, salienta Sando, essas estratégias logo serão distribuidas para outros destinos e estados, contribuindo para o todo o Turismo nacional.

O Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.

Sobre o autor

Matheus Alves

É formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e com experiência nos setores de Comunicação, Hotelaria e Turismo. Apaixonado por histórias do mundo, navega entre temas como história, economia política, ciência, literatura, cultura pop e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *