Brasília (DF) – O Turismo no Rio Grande do Norte segue em expansão, consolidando-se como a principal indústria de geração de empregos na região. Durante sua participação na 51ª edição da Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (Abih RN), reforçou a importância do setor para a economia local, com destaque para a lotação dos hotéis na alta temporada e o crescente interesse de turistas estrangeiros, em entrevista ao Brasilturis.

“Estamos aqui para reforçar a fixação da nossa marca. Natal é um destino desejado por turistas de todo o Brasil e do mundo. O grau de satisfação daqueles que visitam é muito alto, e muitos ainda sonham em ir a Natal ou ao Rio Grande do Norte”, afirmou Gosson.

Ele também ressaltou o crescimento de destinos como São Miguel do Gostoso e a Praia de Galinhos, que estão ganhando cada vez mais popularidade. Além disso, o turismo religioso tem sido uma aposta da região, com a cidade de Santa Cruz atraindo visitantes com a maior estátua católica do Brasil, superando o Cristo Redentor.

A diversidade de atrações tem contribuído diretamente para o aumento da permanência dos turistas no estado, gerando empregos e movimentando a economia.

“O turismo é a principal indústria do Rio Grande do Norte, com mais de 120 mil empregos diretos e, considerando os indiretos, cerca de 300 mil”, destacou o presidente da ABIH RN.

A alta temporada, marcada pela lotação dos hotéis, é vista como uma garantia de sucesso para o setor. “Na alta temporada, temos ocupação acima de 82% a 85%, e muitos hotéis chegam a 100% de ocupação. Além disso, contamos com voos extras para atender a demanda crescente”, explicou Gosson.

O estado também tem atraído cada vez mais turistas estrangeiros, em especial europeus. “Recebemos muitos portugueses, espanhóis, italianos e franceses, além de argentinos com os voos da alta temporada. Nos últimos tempos, também temos observado a chegada de turistas americanos e canadenses”, acrescentou.

Por fim, Gosson reforçou a importância da segurança como um fator decisivo na escolha dos turistas. “O Rio Grande do Norte tem feito grandes investimentos na área, tornando-se um dos estados mais seguros do Nordeste e, possivelmente, do Brasil”, concluiu.

O Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.