Brasília (DF) — O grupo Vila Galé, que possui diversos resorts espalhados pelo território brasileiro, apresenta diversas novidades durante sua participação na 51ª Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Entre elas, Pedro Ribeiro, diretor de Marketing e Vendas da Vila Galé, destaca os novos lançamentos em Portugal e no Brasil, com foco no enoturismo e na recuperação de patrimônios históricos.

No Brasil, a rede avança com três novos projetos, começando pelo Vila Galé Collection Ouro Preto (MG), com inauguração oficial prevista para o dia 12 de abril de 2025. O empreendimento, que ocupa um edifício histórico do primeiro regimento de cavalaria portuguesa no Brasil, combina características de resort e foco no turismo de eventos, com um centro de convenções para até 800 pessoas. “Será um produto muito interessante para trabalhar diferentes perfis de turismo em uma das regiões mais culturais do Brasil”, afirma Ribeiro.

Outro destaque é o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (CE), marca que será lançada oficialmente em novembro no Ceará. O novo empreendimento, localizado em Cumbuco, será inaugurado no dia 28 de novembro e terá um formato menor e mais exclusivo, com apenas 120 apartamentos. “Esse projeto é diferente dos nossos resorts tradicionais, com foco em experiências mais intimistas e sustentáveis”, explica Ribeiro. Diferente da maioria das unidades da rede, este hotel não será all inclusive, apenas com café da manhã e opções a la carte.

A rede também tem planos para o novo hotel-cidade Vila Galé Collection Amazônia, na Estação das Docas, em Belém (PA). O projeto está em fase de recuperação do patrimônio histórico da área e estará aberto até o início da Copa do Mundo da FIFA de 2030, que acontecerá na Espanha, Marrocos e Portugal.

Em Portugal, a rede irá inaugurar em outubro uma nova vinícola na região demarcada do Vinho Verde, que será complementada com o hotel Vila Galé Douro Vineyards em abril de 2025. Além disso, em fevereiro de 2025, a Vila Galé lançará o hotel Casas de Elvas, no Alentejo, fortalecendo sua presença em regiões turísticas estratégicas.

Crescimento e estratégias de relacionamento com agentes de viagens

O ano de 2023 foi o melhor da história da rede, tanto no Brasil quanto em Portugal, segundo Ribeiro. “Crescemos entre 5% e 10%, e no Brasil, após um início de ano desafiador, estamos registrando uma boa recuperação no segundo semestre”, comenta. No entanto, ele observa desafios em algumas regiões, como no Rio Grande do Norte, onde a operação enfrenta maior dificuldade.

Sobre o relacionamento com os agentes de viagens, Ribeiro revela que a Vila Galé está intensificando suas ações de proximidade, com visitas regulares e novos canais de comunicação, como WhatsApp e Instagram. “Estamos focados em facilitar o contato com nossa central de reservas e promover eventos exclusivos para estreitar laços com nossos parceiros comerciais”, finaliza.