Na manhã desta segunda-feira (30), o Hotel Renaissance, em São Paulo, foi palco do evento Africa Partners, organizado pela Teresa Perez. A ocasião reuniu 29 fornecedores e mais de 50 agências de turismo, com o objetivo de fortalecer o mercado africano como um dos principais destinos no portfólio da operadora.

Em seu discurso, Leonardo Magnani, recém-anunciado como vice-presidente da Teresa Perez, destacou os desafios à frente da nova função, como a reformulação da estrutura organizacional e o fortalecimento das vendas B2B. “Meu primeiro objetivo agora é entender um pouquinho mais da Teresa Perez, seus processos, e, em seguida, focar na distribuição dos produtos no B2B”, afirmou Magnani ao Brasilturis.

O executivo também enfatizou a relevância da África como destino prioritário. “A África está sempre no nosso top 2 ou top 3 em termos de produtos, e vamos continuar desenvolvendo ainda mais essa região”, completou.

Tomas Perez, CEO da Teresa Perez, trouxe à tona números importantes sobre o destino, que, historicamente, teve grande impacto no faturamento da empresa. “No auge, lá pelos anos 2000, a África representava quase 33% do nosso faturamento”, revelou. Ele explicou que, devido à expansão de outros destinos e ao aumento da oferta de voos globais, a participação da África caiu para cerca de 15%. No entanto, com a retomada dos voos diretos para o continente – interrompidos durante a pandemia –, Perez está otimista sobre o futuro.

“Estou certo de que isso vai voltar com força e será muito importante para nós novamente.”

Tomas Perez, CEO da Teresa Perez (Foto: Maurício Herschander/Brasilturis)

O evento reforçou a relação duradoura da Teresa Perez com o destino africano, que desde 1996 faz parte do portfólio da operadora. “África e safáris sempre foram parte do que fazemos com paixão. Foi o primeiro destino que começamos a operar”, destacou Tomas Perez. Ele também ressaltou a importância da sustentabilidade social nos lodges africanos, que, há quase 30 anos, já desenvolviam práticas de apoio às comunidades locais, algo inovador para o turismo naquela época.

Com a recuperação do mercado pós-pandemia e a crescente demanda de brasileiros interessados em experiências de conexão com a natureza, a Teresa Perez prevê um novo ciclo de expansão para a África, que deverá recuperar o protagonismo no faturamento da empresa nos próximos anos.