São Paulo (SP) – Campos do Jordão já é conhecida como a cidade dos festivais, com eventos icônicos durante todo o ano, patrocinados pelo governo estadual e por iniciativas privadas. Além do Festival de Inverno, há festivais de música popular, dança e teatro, que atraem turistas de todo o Brasil. Em outubro, a cidade sediará a Oktoberfest e o Festival de Fotografia, ambos com grande expectativa de público. Já para o Natal, os preparativos estão em pleno andamento, com uma ocupação hoteleira de Campos do Jordão já é superior a 70%, algo histórico para a cidade.

“Esse percentual não era alcançado há três anos. Acreditamos que este Natalserá o maior já realizado, e os turistas poderão desfrutar de uma Campos do Jordão em todas as estações, com ocupação e atrações que vão além da tradicional temporada de inverno”, declara Sidney Junior, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Campos do Jordão.

O presidente do Comtur também falou sobre a construção de um calendário de eventos temáticos ao longo do ano, que visa transformar Campos do Jordão em um destino atrativo durante todas as estações. Entre os destaques está o “Campus Criativo”, um festival que reúne design e fotografia internacional, realizado entre agosto e outubro. Sidney revelou ainda que a cidade terá o maior Natal de sua história.

A iniciativa envolve a participação de várias entidades, como a Fundação Maria Aguiar, que, historicamente, decorava a cidade com a ajuda de crianças em situação de vulnerabilidade social. “Agora, estamos envolvendo a associação comercial e outros parceiros, como a ferrovia, que faz parte do projeto com a Maria Fumaça em desfiles natalinos”, acrescentou.

O Parque Capivari, o epicentro turístico de Campos do Jordão, também está recebendo melhorias significativas. O local, que já é conhecido por ser palco de eventos como o tradicional Festival de Inverno, terá uma nova infraestrutura, incluindo banheiros e áreas de convivência mais acessíveis.

Junior anunciou a construção de um relógio de flores inspirado nos modelos alemães, que será instalado onde antes ficava a Concha Acústica, outro ícone da cidade. Ele destacou que a obra não apenas embelezará o parque, mas também oferecerá maior conforto aos turistas. “Estamos investindo na acolhida, negociando com a prefeitura e o trade turístico para disciplinar o trânsito e melhorar o fluxo de ônibus na cidade”, afirmou.

Outro grande objetivo é a candidatura de Campos do Jordão ao título de Cidade Criativa da Unesco. Embora a categoria ainda esteja em debate, a cidade pode concorrer tanto pela gastronomia quanto pela música, duas de suas grandes vocações. “Ainda estamos definindo, mas tenho um palpite de que vamos seguir com música, o que nos colocaria em um cenário internacional rapidamente”, comentou Sidney.