A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) apresentou os roadmaps político e financeiro atualizados, que detalham os passos necessários para que a aviação alcance zero emissão líquida de carbono até 2050. Esses documentos trazem análises expandidas e focam em quatro pontos principais: a viabilidade da transição energética no setor, os valores de investimento comparáveis a projetos anteriores, a necessidade de cooperação global e a urgência em acelerar as ações.

Willie Walsh, diretor geral da Iata, afirmou que os roadmaps mostram que descarbonizar o setor aéreo é possível, mas requer maior colaboração e ação rápida. “Precisamos de estruturas políticas e financeiras claras, que sejam realistas e coerentes com as mudanças necessárias em todos os setores econômicos”, destacou.

O roadmap político da Iata reforça a importância de políticas contínuas e de uma colaboração internacional. Ele aborda a criação de mercados globais para o combustível de aviação sustentável (SAF) e a necessidade de destravar unidades de emissão elegíveis do programa CORSIA. Além disso, o documento recomenda uma ação imediata para priorizar a produção de SAF e uma maior sinergia entre governos e o setor privado para superar barreiras e promover novos investimentos em tecnologias e infraestrutura.

Já o roadmap financeiro foca nos investimentos necessários para que o setor aéreo atinja zero emissão líquida de CO2 até 2050. A Iata estima um CAPEX médio anual de 128 bilhões de dólares para construir novas instalações ao longo de 30 anos, um valor inferior aos investimentos realizados nos mercados de energia solar e eólica. No entanto, o custo adicional da transição energética, que inclui a aquisição de SAF e hidrogênio, pode alcançar 744 bilhões de dólares em 2050.

Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade da Iata, ressaltou a importância da união de todos os setores: “A colaboração transformadora entre formuladores de políticas, organizações multilaterais, investidores e a indústria aérea é essencial para alcançarmos uma aviação sustentável até 2050”.

Os planos políticos e financeiros completos para alcançar zero emissão líquida podem ser acessados nos links disponibilizados pela IATA.