Em celebração ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, a Accor, líder global em hospitalidade, reafirma seu compromisso na redução do desperdício de alimentos em suas operações. O Grupo tem implementado diversas estratégias e parcerias focadas em minimizar o desperdício nas unidades da rede.

Uma das principais ações envolve o uso de tecnologia para medir e controlar os resíduos alimentares gerados nos hotéis. Para isso, a Accor incentiva suas unidades a utilizar softwares de gestão de sustentabilidade com inteligência artificial. Atualmente, 99% dos hotéis da região das Américas estão integrados a essa ferramenta, e 37% já realizam a medição do desperdício de alimentos. Essa tecnologia facilita o monitoramento do desempenho em áreas como energia, água e pegada de carbono, permitindo acompanhar os impactos das iniciativas sustentáveis.

Um exemplo notável é a adoção da tecnologia Bioconverter, que processa 100% dos resíduos orgânicos dos hotéis, eliminando a necessidade de descarte em aterros sanitários. De janeiro a setembro de 2024, nove hotéis da rede no Brasil reduziram o descarte de cerca de 167 toneladas de resíduos orgânicos, o que resultou na eliminação de aproximadamente 265 toneladas de CO²

Bioconverter é uma das tecnologias usadas pela Accor que processa 100% dos resíduos orgânicos dos hotéis (Foto: Divulgação)

Além da medição e do uso de tecnologia, a Accor também busca inovação. O ibis budget São Paulo Paraíso, por exemplo, lançou um menu produzido com ingredientes reaproveitados, transformando cascas e talos em pratos nutritivos. O ibis Styles San Isidro, no Peru, implementou uma iniciativa similar, utilizando restos de alimentos para criar opções de refeições criativas.

A Accor também realiza parcerias com startups como a Food to Save, que repassa alimentos excedentes a preços reduzidos, e a Good Meal no Chile, que promove a venda de alimentos excedentes em um raio de até 5 km para reduzir a emissão de carbono. Em 2024, essas iniciativas resultaram na doação de mais de 180 mil pratos para comunidades carentes no Brasil.

“Acreditamos que a inovação e a tecnologia são essenciais para alcançar nossas metas de sustentabilidade, especialmente na redução do desperdício de alimentos”, afirma Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas. O Grupo tem como meta reduzir em 60% o desperdício de alimentos nos hotéis das Américas até 2030.

Com essas iniciativas, a Accor avança em direção à sua ambição de neutralidade de carbono até 2050, integrando práticas sustentáveis e sensibilizando colaboradores e hóspedes sobre a importância de combater o desperdício de alimentos.