BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Accor intensifica açíµes contra desperdí­cio de alimentos

Em celebração ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, a Accor, líder global em hospitalidade, reafirma seu compromisso na redução do desperdício de alimentos em suas operações. O Grupo tem implementado diversas estratégias e parcerias focadas em minimizar o desperdício nas unidades da rede.

Uma das principais ações envolve o uso de tecnologia para medir e controlar os resíduos alimentares gerados nos hotéis. Para isso, a Accor incentiva suas unidades a utilizar softwares de gestão de sustentabilidade com inteligência artificial. Atualmente, 99% dos hotéis da região das Américas estão integrados a essa ferramenta, e 37% já realizam a medição do desperdício de alimentos. Essa tecnologia facilita o monitoramento do desempenho em áreas como energia, água e pegada de carbono, permitindo acompanhar os impactos das iniciativas sustentáveis.

Um exemplo notável é a adoção da tecnologia Bioconverter, que processa 100% dos resíduos orgânicos dos hotéis, eliminando a necessidade de descarte em aterros sanitários. De janeiro a setembro de 2024, nove hotéis da rede no Brasil reduziram o descarte de cerca de 167 toneladas de resíduos orgânicos, o que resultou na eliminação de aproximadamente 265 toneladas de CO²

Bioconverter é uma das tecnologias usadas pela Accor que processa 100% dos resíduos orgânicos dos hotéis (Foto: Divulgação)

Além da medição e do uso de tecnologia, a Accor também busca inovação. O ibis budget São Paulo Paraíso, por exemplo, lançou um menu produzido com ingredientes reaproveitados, transformando cascas e talos em pratos nutritivos. O ibis Styles San Isidro, no Peru, implementou uma iniciativa similar, utilizando restos de alimentos para criar opções de refeições criativas.

A Accor também realiza parcerias com startups como a Food to Save, que repassa alimentos excedentes a preços reduzidos, e a Good Meal no Chile, que promove a venda de alimentos excedentes em um raio de até 5 km para reduzir a emissão de carbono. Em 2024, essas iniciativas resultaram na doação de mais de 180 mil pratos para comunidades carentes no Brasil.

“Acreditamos que a inovação e a tecnologia são essenciais para alcançar nossas metas de sustentabilidade, especialmente na redução do desperdício de alimentos”, afirma Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas. O Grupo tem como meta reduzir em 60% o desperdício de alimentos nos hotéis das Américas até 2030.

Com essas iniciativas, a Accor avança em direção à sua ambição de neutralidade de carbono até 2050, integrando práticas sustentáveis e sensibilizando colaboradores e hóspedes sobre a importância de combater o desperdício de alimentos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS