Ana Carolina Medeiros assumiu a presidência da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav Nacional) para o biênio 2024/25, eleita por aclamação. Com uma trajetória marcada por uma sólida experiência no setor, Ana Carolina se destacou pela sua atuação voltada à profissionalização do turismo em sua região.

Antes de assumir o cargo, trabalhou ao lado de Magda Nassar,que esteve na liderança da entidade por quatro anos, reforçando o compromisso da nova gestão em dar continuidade aos avanços e fortalecer ainda mais o segmento.

Neste mês, a associação promove a 51ª edição da Abav Expo, evento que voltou a ser itinerante em 2021 e que, neste ano, é realizado em Brasília. Ana Carolina, agora à frente da feira, conta detalhes sobre a preparação da edição deste ano, que retornou à capital brasileira após 22 anos. Confira!

Após 22 anos, a Abav Expo retorna a Brasília. Quais fatores motivaram essa escolha e quais expectativas a senhora tem em relação ao impacto desse retorno na capital?

Brasília é uma das cidades mais importantes do país, e para a Abav Nacional ela possui grande relevância. Isso porque a cidade é o centro do País quando falamos em decisões políticas. Retornar para ela é mais do que uma decisão estratégica cíclica, na qual trabalhamos o evento itinerante. É uma necessidade de ressaltar a importância da cidade para o Turismo e para as decisões do Brasil em caráter nacional e aprofundar o relacionamento com o público da cidade.

Queremos mostrar que Brasília tem condições de receber um evento como a Abav Expo 51, e garantimos esse passo tanto com as autoridades como com os parceiros. Foi uma exigência da Abav Nacional que tivéssemos um suporte adequado para comportar o nosso público na edição deste ano. E estamos animadas com essa parceria.

Queremos que o público perceba que é importante para o setor do Turismo e para o agenciamento nacional. O setor no Distrito Federal tem um potencial gigantesco, como as outras cidades e capitais do Brasil também têm. Queremos trazer essa visibilidade para o local, colocando nosso evento lá depois de 22 anos.

O Rio de Janeiro foi um ótimo destino como referência para nós . O objetivo da feira de Turismo é transparecer as novidades e tendências do setor, em meio a um ambiente de negócios, e proporcionando relacionamento e capacitações para profissionais da área, associados e agências de viagens. A edição anterior foi realizada em setembro de 2023, e foi considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes

Este é o primeiro ano da Abav Expo sob a sua gestão. Quais foram os principais desafios e oportunidades que encontrou ao organizar o evento, a incluir as mudanças de data e local do evento durante o ano?

Liderar a Abav Expo 51 é uma honra! Um dos principais desafios com certeza inclui o aspecto de equilíbrio, o ato de equilibrar o lugar escolhido, os temas abordados e as pessoas presentes para oferecer o “melhor dos dois mundos”, respeitando as necessidades dos públicos.

Inclusive quanto à alteração do local que, apesar de ter sido um desafio devido aos processos logísticos, temos certeza de que é mais adequado e vai atender melhor às necessidades do nosso público. Estudamos muito para realizar essa alteração e temos a convicção de que é a melhor opção, considerando não apenas os aspectos físicos como também os meteorológicos.

Será um período muito quente, e precisamos que as pessoas se sintam confortáveis em estar no evento. Quanto à data, os desafios dizem respeito à questão logística, e ajustar as datas foi uma decisão para atender ao público e suas necessidades e acessibilidade.

Quais são as principais inovações e novidades que os participantes podem esperar desta edição da Abav Expo?

Neste ano, temos diversas novidades na programação da Abav Expo. Um deles é o Desafio Abav, gamificação da maior feira de Turismo da América Latina que cria caminhos que geram mais conhecimento e negócios, além de acumular pontos que poderão ser trocados por recompensas na loja do Game.

Outra novidade neste ano é a abertura da Abav Expo para o público em geral, no dia 28 de setembro. Além da visitação de profissionais do setor, a feira proporcionará ao consumidor a oportunidade de conhecer mais sobre produtos e destinos turísticos.

Quais são as expectativas de participação em termos de público e expositores? Como avalia o interesse das empresas e profissionais do setor para esta edição?

O nosso objetivo é sempre ultrapassar a quantidade de visitantes, participantes e entregas. Queremos que os profissionais e empresas do setor estejam engajados, interessados e presentes na Abav Expo. Por isso, trabalhamos constantemente para trazer novidades para o setor, para nossos associados e para o público da feira no geral. Neste ano, temos dado atenção cuidadosa para as tendências do setor e as necessidades do público, tanto o da feira como o consumidor final.

Por falar em tendências, quais temas acredita que serão mais discutidos durante esta edição da feira?

Como presidente do conselho da Abav Nacional tenho notado algumas tendências no setor. Um dos temas centrais é, sem dúvida, a sustentabilidade e o turismo ecológico, respeitando normas de ESG e tecnologia sustentável.

Cada vez mais as pessoas buscam uma forma de conhecer o mundo e de se aventurar respeitando o tema recorrente no contexto mundial: a sustentabilidade. Acredito que essa será uma tendência que crescerá exponencialmente.

Estamos estudando e identificando diariamente as necessidade e tendências do setor, e com certeza, a sustentabilidade e responsabilidade social são temas importantes para o setor. Pretendemos trabalhar com esses temas de acordo com as necessidades do público e com o interesse dos visitantes.

Olhando para o futuro, como planeja continuar inovando e expandindo o alcance da Abav Expo nos próximos anos?

O objetivo da Abav Nacional é continuar explorando o interesse do setor e das agências de turismo nacionais. Nosso compromisso vai para além de identificar as necessidades pessoais, ele abrange o estudo de tendências, leis, consumo, público-consumidor. Ressalto também a importância da comunicação bem realizada e da conexão que temos com as Abav’s Estaduais, elas são nossos pilares para um gerenciamento nacional.

Com uma comunicação efetiva e clara nós vamos expandir o nosso relacionamento com nossos stakeholders (Abav’s, agências, associados e outros parceiros) e, em seguida, trabalhar a expansão da Abav como entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional.