A sexta edição da Hotel & Food Nordeste, uma das maiores feiras voltadas para o setor de hotelaria e alimentação fora do lar no Brasil, acontece de 2 a 4 de outubro no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda. Considerada a principal feira do Nordeste e a segunda maior do país, o evento reunirá mais de 270 expositores e promete atrair cerca de 26 mil visitantes. Com foco na capacitação e atualização dos profissionais, a HFN apresenta uma ampla programação de palestras e workshops que abordarão desde tendências de mercado até inovações tecnológicas.

Além de fornecer um ambiente para o desenvolvimento de redes de relacionamento entre clientes e fornecedores, a feira ocorre simultaneamente à Super Mix, evento voltado ao varejo, que chega à sua 18ª edição. Ambas as feiras têm como público-alvo um grupo qualificado de profissionais, permitindo a troca de experiências e a prospecção de negócios.

Diversidade de expositores e oportunidades de networking

A HFN é organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (Abiu-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e pela Insight Feiras & Negócios, contando com o patrocínio de empresas como Pan Cristal e o apoio de marcas como Cofapinox e Anbimaq. Segundo Carol Baía, uma das diretoras da Insight, 80% dos expositores vêm de fora de Pernambuco, o que representa uma oportunidade única para a região. “A expectativa está altíssima, pois receberemos representantes de toda a cadeia produtiva e da indústria do setor, conectando-os com os compradores e trazendo novidades que interessam ao turismo como um todo”, afirma Baía.

O evento também deve atrair muitos pequenos e microempreendedores, como ressalta Rhaissa Soares, diretora da Abrasel-PE. “Temos 88 mil CNPJs diferentes em Pernambuco, e 72% são MEIs. É crucial capacitá-los para que possam gerenciar seus negócios de maneira eficiente”, destaca. A feira servirá como uma vitrine para quem deseja iniciar um empreendimento, oferecendo uma espécie de “degustação” do que é necessário para abrir uma empresa no setor.

Tecnologia e sustentabilidade no foco do setor hoteleiro

Artur Maroja, presidente da Abih-PE, aponta a diversidade dos expositores como um dos grandes atrativos da Hotel & Food Nordeste, que reunirá desde grandes redes hoteleiras até pequenas pousadas. “Esse espaço permite que estabelecimentos menores possam dialogar de igual para igual, além de terem acesso a novas tecnologias e a conteúdos sobre temas como orçamento e práticas ESG”, afirma Maroja.

Ele ainda reforça a importância de Pernambuco como polo turístico regional, destacando a diversidade de atrações que o estado oferece. “Temos o melhor a oferecer, seja no lazer, eventos ou gastronomia. Estamos localizados a apenas uma hora de voo de outras capitais nordestinas e contamos com atrações que vão de Porto de Galinhas a Noronha, do interior à capital, para todos os gostos e bolsos”, finaliza o presidente da Abih-PE.