O Brasil representa uma fatia significativa do turismo no Uruguai, com os brasileiros sendo responsáveis por uma expressiva parcela dos visitantes do país vizinho. Durante o lançamento internacional do Festuris, realizado no Enjoy Punta Del Este, Javier Azcurra, diretor de Vendas e Relações Institucionais do empreendimento, destacou que 40% dos hóspedes do resort são brasileiros. O evento contou com a presença de importantes figuras do setor, como os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, além do ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti.
Azcurra ressaltou a importância da proximidade geográfica e cultural entre as duas nações, bem como a relevância dos cassinos e do jogo de poker como grandes atrativos para os brasileiros. “Temos uma movimentação elevada durante o ano todo, com ocupação média que fica acima de 80%, inclusive no inverno, sendo que quase metade dos nossos hóspedes são brasileiros”, afirmou Azcurra.
Festuris e a irmandade entre Uruguai e Brasil
O Festuris, que ocorrerá entre 7 e 10 de novembro em Gramado, é considerado a feira de negócios turísticos mais efetiva da América Latina. O evento reforça a irmandade entre o Brasil e o Uruguai, uma conexão exaltada pelo ministro do Turismo uruguaio, Eduardo Sanguinetti, durante a cerimônia de lançamento. “Estamos cada vez mais irmanados, com mais pontos em comum, e o Festuris é a feira mais importante da América. O Brasil e o restante do mundo estão no Festuris, e isso interessa muito para o Uruguai”, afirmou o ministro.
Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, destacou o longo relacionamento entre o Uruguai e o evento. “O Uruguai foi um dos primeiros países a estarem no Festuris. No ano passado, foi o grande homenageado do nosso evento, e pela proximidade geográfica, escolhemos fazer este lançamento aqui”, explicou Zorzanello.
Marta Rossi, também CEO do Festuris, reforçou a importância da internacionalização do evento e a forte ligação entre o Brasil e o Uruguai. “O Uruguai é a nossa casa quando se fala na internacionalização do Festuris. Temos um vínculo cultural e histórico muito forte, e sua colaboração torna possível a realização deste evento, que é um verdadeiro símbolo de união e celebração do turismo”, declarou.
Agenda