Neste ano, a HSMai Brasil comemora uma década de atuação no País, marcada por avanços significativos no setor de Hospitalidade, Vendas e Marketing. Representada no Brasil pela Go Consultoria, sob a liderança de Gabriela Otto, a entidade se consolidou como uma referência para profissionais e empresas que buscam inovação e excelência.
A Hospitality Sales and Marketing Association International (HSMai) é uma organização global presente em 35 países com quase uma década de atuação, a ser completada em 2027. No Brasil, sua presença foi oficializada em 2014, trazendo um foco particular para o desenvolvimento de líderes e a troca de conhecimentos no setor. O objetivo principal da HSMai Brasil é fornecer ferramentas, insights e oportunidades para o avanço dos profissionais do setor, especialmente em áreas como Revenue Management, Marketing Digital e Gestão de Experiência do Cliente.
Desde sua fundação no País, a HSMai promoveu inúmeros eventos, treinamentos, conferências e seminários, sempre com o intuito de capacitar os profissionais do setor a enfrentarem os desafios de um mercado em constante transformação. Gabriela Otto, com sua vasta experiência e visão estratégica, foi peça-chave para a adaptação dos conceitos globais da HSMai à realidade brasileira. Sua visão sempre foi clara: qualificar o mercado brasileiro para se alinhar às melhores práticas internacionais, sem perder a essência local.
A HSMai Brasil se alinha estreitamente com as diretrizes globais da organização, garantindo que os profissionais brasileiros também se beneficiem do conhecimento e das práticas desenvolvidas em outros mercados ao redor do mundo. “Estamos totalmente alinhados com as diretrizes e práticas da organização a nível mundial”, afirma Gabriela, que faz parte de um comitê internacional composto por representantes dos cinco continentes, o que reforça a visão global da entidade.
Em entrevista exclusiva ao Brasilturis, Gabriela afirma que, desde sua fundação, a HSMai Brasil tem se concentrado em elevar o pensamento estratégico dentro da hotelaria e Turismo. Por isso, a entidade tem promovido o desenvolvimento de profissionais para que eles se posicionem de forma mais estratégica e assumam a responsabilidade por suas carreiras.
A líder enfatiza que a principal missão da HSMai é a formação de pessoas para que possam negociar e atuar no mercado de maneira mais eficiente e profissional. “Destaco como conquista significativa o fato de que os profissionais dessas áreas estão ganhando cada vez mais reconhecimento dentro das empresas, sendo vistos como estratégicos”, comenta.
Para marcar essa trajetória de dez anos, a HSMai Brasil fez uma homenagem especial aos profissionais que se destacaram ao longo da última década: uma vela que é acesa com fósforo para representar a ideia de que cada pessoa é responsável por “iluminar” sua própria carreira. “Diferente de uma lâmpada que se conecta a uma tomada, a vela exige esforço pessoal para ser acesa, o que simboliza nossa filosofia sobre desenvolvimento profissional”, explica Otto.
Desafios, adaptação e força
Ao longo dessa década, o cenário da hospitalidade no Brasil passou por mudanças significativas. Gabriela ressalta que, no contexto atual, há um movimento crescente para integrar as áreas de vendas, marketing, gestão de receita e distribuição em um grande departamento estratégico. “Estamos trazendo para o Brasil discussões sobre como essas disciplinas podem ser gerenciadas de forma conjunta e estratégica, entendendo o comportamento do consumidor e, assim, definindo estratégias para aumentar a lucratividade”, diz.
Após a pandemia de Covid-19, a associação também conseguiu se destacar no quesito adaptabilidade e levou suas atividades para o ambiente online, sem deixar de lado suas operações. “Nosso perfil é justamente devolver ao mercado tudo que ele nos ofereceu. Por isso, a associação é composta por voluntários, executivos do mercado que se dedicam a compartilhar conhecimento e experiência”, explica Otto.
Ela também destacou que um dos principais desafios enfrentados ao longo desses dez anos foi a percepção do mercado sobre a associação, que é formada por pessoas físicas e não jurídicas. “Nosso foco está no desenvolvimento pessoal e de carreira, não importa a empresa em que a pessoa trabalha ou se está empregada no momento”, acrescenta.
Otto aponta que a principal mudança nesse período foi o reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam nessas quatro áreas fundamentais. Eles ganharam espaço dentro das empresas e estão sendo cada vez mais vistos como essenciais para o sucesso estratégico de suas organizações.
Eventos constantes
Desde seu lançamento no Brasil, a HSMai tem se dedicado a proporcionar eventos que vão além do convencional. Gabriela conta que as programações são planejadas estrategicamente, levando em consideração as necessidades de desenvolvimento dos profissionais.
“Ao longo dessa década, praticamente todo ano lançamos algo novo. Além dos eventos básicos, como a Strategy Conference e o ROC, lançamos a Sales Marketing Conference, que depois se transformou na Sales Acceleration Meeting, e o Innovation Lab. Desde o ano passado, fomos convidados pela Equipotel para ter um stand de tecnologia e inovação lá”, destaca Gabriela.
A constante inovação na agenda da HSMai tem atraído não apenas profissionais, mas também líderes que levam suas equipes aos eventos, fortalecendo a imagem da associação como uma entidade focada em conteúdo e no desenvolvimento de profissionais. “Estamos vendo uma imagem sendo formada pelos profissionais da HSMai que sempre buscamos e reforçamos: uma associação isenta, focada em conteúdo, sem fins comerciais, com hoteleiros desenvolvendo hoteleiros”, completa.
Ao longo desses dez anos, o sucesso da HSMai no Brasil também pode ser atribuído às colaborações estratégicas com empresas e mantenedores do setor. Desde hotéis que oferecem espaço para eventos até parceiros engajados em debates construtivos, essas alianças foram fundamentais para a concretização de cada encontro promovido pela entidade.
Gabriela destaca que as parcerias foram sempre baseadas em alinhamento de valores: “Sempre buscamos marcas que compartilhem nossos propósitos e visão de mercado, que realmente queiram participar do debate e contribuir com suas ideias, em vez de simplesmente promover suas marcas”, afirma.
Esse enfoque em manter um ambiente isento de propaganda direta no palco permitiu que a HSMai construísse uma reputação sólida no mercado, garantindo que os eventos sejam centrados no conteúdo que transforma carreiras e impulsiona o setor de hospitalidade.
Um dos principais diferenciais da entidade é que os profissionais brasileiros têm acesso à plataforma global da HSMai, que oferece acesso a conteúdos, certificações e materiais reconhecidos como os melhores dentro das quatro principais disciplinas da hotelaria: vendas, marketing, revenue management e distribuição. Isso possibilita uma constante conexão entre os associados locais e as tendências globais do setor.
A transformação digital também está no cerne das discussões e atividades da HSMai. Segundo Gabriela, a entidade se preocupa em trazer não apenas inovações tecnológicas, mas também casos práticos que mostram como essas tecnologias estão sendo aplicadas no dia a dia da hospitalidade.
Cases com resultados comprovados e que destacam a importância de uma estratégia bem executada são reconhecidos no HSMai Award. “Queremos pessoas que estejam realmente fazendo a diferença, sempre reforçando que o resultado não veio apenas de uma tecnologia ou um terceiro, mas da própria estratégia implementada pelo hoteleiro”, observa.
Apesar da força tecnológica, uma pesquisa recente, realizada durante a Commercial Strategy Conference, mostrou que 70% dos participantes acreditam que o futuro da hospitalidade está menos nas tecnologias em si e mais nas pessoas que sabem utilizá-las para impulsionar seus negócios. Para Gabriela: “o futuro continua sendo das pessoas”, reforça.
Nos últimos anos, a HSMai Brasil expandiu sua atuação para além das fronteiras nacionais, estendendo sua influência para outros países da América Latina, como Colômbia, Chile, Peru e México. Esse processo de internacionalização, segundo Gabriela, está focado na consolidação de boards regionais que disseminem a missão da HSMai, de desenvolver os profissionais do setor hoteleiro nesses mercados.
O legado da HSMai no Brasil, até o momento, está profundamente enraizado na ética e na construção de uma imagem sólida e respeitada. Gabriela reforça que o objetivo da entidade é deixar como legado um ambiente agregador e focado no desenvolvimento tanto dos profissionais quanto das empresas e da indústria hoteleira como um todo. Com o centenário da HSMai global se aproximando em 2027, a expectativa é continuar evoluindo e ampliando o impacto positivo da entidade no setor.
Para aqueles que estão entrando no mercado ou buscando se especializar, a mensagem de Gabriela é clara: “É fundamental que as pessoas tenham suas carreiras nas próprias mãos, invistam na sua educação e entendam onde podem se conectar melhor”. Além disso, ela reforça a importância de os líderes do setor investirem na nova geração, mantendo a indústria da hospitalidade atrativa e profissional.
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