A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou o lançamento do Iata Connect, uma plataforma digital voltada para a criação de uma comunidade segura de especialistas em segurança, conformidade e operações na aviação. O objetivo é integrar empresas aéreas, agências reguladoras e auditores, promovendo a colaboração e o intercâmbio de informações cruciais para a segurança aérea.

Com foco inicial na Auditoria de Segurança Operacional da Iata (IOSA), o Iata Connect oferece uma ferramenta robusta para seus membros, que poderão trocar documentos de segurança, compartilhar dados e colaborar para aprimorar continuamente os padrões de segurança da aviação. “Iata Connect proporcionará aos profissionais de segurança e compliance da aviação, tanto do governo quanto da indústria, um meio de tornar o voo ainda mais seguro, facilitando a colaboração em tempo real”, afirmou Willie Walsh, Diretor-Geral da Iata.

A plataforma também disponibiliza um repositório seguro de documentos, com funções analíticas e de benchmarking. Relatórios de auditoria, normas, perfis de companhias aéreas e alertas da indústria são alguns dos materiais que podem ser acessados e compartilhados de forma segura. Além disso, o IOSA Registry, presente na plataforma, permite que os usuários mantenham-se atualizados sobre as auditorias e conformidade das 440 companhias aéreas registradas.

Cerca de 2.300 profissionais de segurança, incluindo reguladores e auditores, foram convidados a integrar a comunidade Iata Connect. A expectativa é que a plataforma traga melhorias significativas na eficiência do gerenciamento de documentos de conformidade, especialmente em um ambiente de aviação cada vez mais complexo, com parcerias comerciais e operações terceirizadas.

O Iata Connect também contará com o Safety Connect, fórum já estabelecido para discussões de segurança em áreas como operações de cabine e carga, e o Safety Issue Hub, uma plataforma pública que compartilha informações sobre riscos e perigos de segurança.

Disponível também via aplicativo móvel, o Iata Connect promete evoluir com novas funcionalidades ao longo do tempo, visando se tornar a principal referência para os profissionais de segurança na aviação.