A fêmea de sauim-de-coleira, primata endêmico da região de Manaus e classificado como criticamente ameaçado, foi transportada gratuitamente de Manaus para São Paulo pelo programa Avião Solidário da Latam. A ação foi realizada em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e tem como objetivo contribuir para a conservação da espécie, cuja população é severamente afetada pela perda de habitat natural.

Resgatada de uma área com risco de incêndios e atropelamentos, a primata estava sob os cuidados do Ibama  no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Após uma reabilitação necessária, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recomendou sua transferência para o Zoológico de São Paulo, com foco em aumentar a variabilidade genética entre as populações em cativeiro. A recomendação segue o Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim-de-coleira, que visa preservar a espécie.

O transporte aéreo, realizado no dia 26 de setembro de 2024, encurtou um percurso que poderia levar mais de 50 horas de carro, transformando-o em uma viagem de quatro horas. A ação evitou um trajeto terrestre de quase 4 mil quilômetros, demonstrando a eficiência e o compromisso da Latam com a sustentabilidade e a preservação de espécies ameaçadas.

Este foi o quarto transporte de sauim-de-coleira realizado pelo Avião Solidário da companhia apenas em setembro. Os três primatas anteriores foram levados ao Zoológico de Brasília, reforçando os esforços para a proteção da espécie.

O programa Avião Solidário já transportou gratuitamente mais de 4,6 mil animais em seus quase 13 anos de existência, além de vacinas, doações e voluntários, conectando sua logística aérea às causas humanitárias e ambientais no Brasil e em toda a América do Sul.