O setor de turismo está passando por mudanças no Brasil e no mundo, que abrem espaço para novas estratégias e modelos de negócios diferenciados, buscando eficiência econômica e melhores resultados para as empresas do setor. Atentos às tendências de mercado e norteados pela busca de inovação permanente, os empresários Renato Kido, fundador e sócio majoritário da ViagensPromo, e Alan Barros, fundador da fintech Faturepag, uniram forças para criar ferramentas financeiras que fortaleçam o setor de turismo, uma das principais economias do Brasil. Os empresários assinaram um acordo para estruturar um fundo de investimento exclusivo para o turismo, com o objetivo de financiar reservas e melhorar as negociações da operadora VP com hotéis, companhias aéreas e outros fornecedores, garantindo melhores margens e rentabilidade.

Esse fundo permitirá que a ViagensPromo:

  • Obtenha condições comerciais mais favoráveis por meio da pré-compra de reservas, com taxas de financiamento mais competitivas e maior prazo, revertendo em tarifas mais atrativas para as agências de viagens e maior fluxo de clientes para os fornecedores turísticos;
  • Amplie seu poder de pré-compra de passagens junto às companhias aéreas, garantindo menor custo de financiamento dos produtos;
  • Aumente a eficiência fiscal, melhorando o fluxo de caixa;
  • Fortaleça parcerias comerciais com agências de viagens estratégicas;
  • Garanta segurança financeira para todas as operações, assegurando o crescimento sustentável da ViagensPromo;
  • Tenha acesso a processos robustos de pagamento a fornecedores, com adequações em andamento nos processos internos da operadora para essa transição.

Destaques do acordo:

  • O acordo não altera o controle acionário das empresas, que continuarão atuando de forma independente em suas estruturas.
  • A previsão é que as operações do fundo comecem em até 60 dias.
  • Para garantir o sucesso da iniciativa, os empresários contrataram a assessoria da Apoena Securitizadora e da Cesar Capital, especializadas em soluções financeiras estruturadas, com foco no turismo.
  • O fundo terá como cotistas bancos tradicionais de grande reputação e investidores profissionais.
  • A expectativa é que o fundo movimente cerca de R$ 1,5 bilhão por ano, decorrente de transações de reservas, quando implementado, confirmando a solidez e a confiabilidade das operações.

Para Kido essa contribuição com a Faturepag é para o setor, e não apenas para a ViagensPromo, uma vez que as operadoras precisam se reinventar, ir além da intermediação de tarifas e venda de commodities, quebrar paradigmas e ser disruptivas para alcançar um novo patamar de crescimento. “Esse é o objetivo deste fundo de investimentos para o turismo”, afirma o fundador.

“A construção de um fundo de investimento, o FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, sempre foi o maior objetivo desde o início das operações da VP. Trata-se de um marco histórico, para trazer tarifas mais competitivas, ajudando cada vez mais os agentes de viagens e toda a nossa cadeia produtiva do turismo”, acrescenta Kido.

Já Barros menciona que “o negócio vai gerar um ciclo positivo, beneficiando a ViagensPromo, suas agências parceiras e todo o seu ecossistema de fornecedores do turismo, com melhores resultados a longo prazo”. Barros também cita que, desde que iniciou a parceria com a ViagensPromo, a Faturepag já processou cerca de R$ 2 bilhões em negócios com fornecedores do setor de turismo, e com a ativação do fundo, esse volume tende a dobrar.

A novidade, que vem sendo anunciada gradualmente, é inédita no mercado de turismo no Brasil e segue todas as regulamentações e normas de instituições bancárias, além de garantir robustez em aplicações em títulos de crédito.