BRL - Moeda brasileira
EUR
6,29
USD
5,67

Iata aponta crescimento de 11,4% na demanda global de carga aérea

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) divulgou os resultados global de transporte aéreo de carga referentes a agosto de 2024, destacando um crescimento anual de 11,4% na demanda em relação ao mesmo período de 2023. Esse aumento, medido em toneladas de carga por quilômetro (CTKs), atingiu 12,4% nas operações internacionais, consolidando o nono mês consecutivo de crescimento de dois dígitos. Esse nível de demanda não era visto desde os recordes históricos de 2021.

A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), também apresentou um aumento expressivo, com alta de 6,2% em relação a agosto de 2023, sendo 8,2% nas operações internacionais. Esse crescimento se deve, em parte, à maior oferta de carga em aeronaves de passageiros, que registrou aumento de 10,9% devido à retomada dos mercados de passageiros. Com isso, a capacidade geral do setor atingiu um recorde histórico.

Willie Walsh, diretor geral da Iata, destacou o desempenho robusto do setor: “Os mercados de transporte aéreo de carga continuam apresentando resultados muito bons. Mesmo com níveis recordes de capacidade, os yields aumentaram 11,7% em 2023, impulsionados pelo crescimento do comércio eletrônico e restrições no transporte marítimo”.

O relatório da Iata também analisou o cenário econômico global, ressaltando que, em agosto de 2024, a produção industrial permaneceu estável, enquanto o comércio internacional sofreu uma leve queda de -0,3%. Fatores como a variação dos índices de inflação nos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China também foram levados em consideração.

Desempenho por região:

  • Ásia-Pacífico: A região registrou o maior aumento, com alta de 14,6% na demanda por carga, impulsionada pelas rotas Ásia-África e Ásia-Europa, que cresceram 21,2% e 18,4%, respectivamente.
  • América do Norte: A menor taxa de crescimento foi de 4,8%, com destaque para a rota Ásia-América do Norte, que aumentou 9,3%.
  • Europa: As transportadoras europeias registraram aumento de 13,5% na demanda, com a rota Oriente Médio-Europa apresentando um crescimento expressivo de 28,9%.
  • América Latina: A demanda subiu 14,2%, enquanto a África registrou crescimento de 7,5%.

Esse desempenho reforça a relevância do transporte aéreo de carga no comércio global, especialmente em um cenário de recuperação econômica e crescente demanda por serviços de e-commerce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

MSC dá início à 5ª Convenção...

Coquetel de abertura da 5ª Convenção Internacional de Vendas da MSC reúne 400 agentes a bordo do MSC Seashore

Anac libera temporariamente slots da Voepass...

Suspensão das operações da companhia abre espaço para outras aéreas utilizarem os horários de pouso e decolagem até o fim da temporada atual

Hotel com 148 quartos será construído...

Investimento de R$ 41 milhões prevê centro de eventos e reforça papel do aeroporto como polo de negócios e hospitalidade

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS