A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil, completa um ano à frente da administração do Aeroporto de Congonhas no próximo dia 17 de outubro. Desde que assumiu o segundo terminal aéreo mais movimentado do país, a concessionária implementou uma série de melhorias focadas em segurança, mobilidade e conforto para os passageiros. O primeiro ano de gestão já trouxe avanços significativos, com investimentos em infraestrutura e operação, muitos deles reconhecidos nacional e internacionalmente.

Melhorias operacionais e segurança reforçada

Em termos de segurança, Congonhas foi o primeiro aeroporto brasileiro a receber a nota A da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no Atestado de Capacidade Operacional em Resposta a Emergências, superando sua avaliação anterior de C para A em apenas sete meses. “Estamos orgulhosos de proporcionar um ambiente mais seguro para nossos passageiros”, afirma um representante da Aena.

A pontualidade dos voos também melhorou drasticamente. No início da gestão da Aena, o índice de pontualidade girava em torno de 65%. Após um ano de administração, Congonhas foi eleito por dois meses consecutivos como o aeroporto mais pontual do mundo na categoria de Grandes Aeroportos pela consultoria Cirium, com uma taxa superior a 86%.

Investimentos em mobilidade e conforto

Na área de mobilidade, o aeroporto ganhou um novo bolsão e área de embarque para carros de aplicativo, o que ajudou a reduzir o trânsito nas vias internas e melhorou o fluxo de passageiros. Além disso, a Aena ampliou o número de lojas e restaurantes, melhorando a experiência dos usuários. A concessionária também iniciou obras para a criação de uma área de 3.000 m², com novas salas VIP e espaços de convivência.

Com investimentos previstos de mais de R$ 2 bilhões até 2028, a Aena seguirá com a modernização de Congonhas, incluindo a construção de um novo terminal de passageiros.