São Paulo (SP) – A Latam e a Delta estão celebrando dois anos de parceria – e de sucesso – da joint venture entre as duas companhias aéreas. Neste período, a aliança Delta-Latam permitiu um crescimento de 58% na oferta de assentos no mercado brasileiro. Essa expansão é acompanhada pelo lançamento de quatro novas rotas — incluindo Rio de Janeiro-Nova York e São Paulo-Los Angeles —, além do registro de mais de 11 mil voos operados e 2 milhões de passageiros transportados entre o Brasil e a América do Norte.
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam, destaca que o lançamento de novas rotas, como a de São Paulo para Los Angeles, foi uma aposta calculada. Apesar do ceticismo inicial do mercado, com especialistas prevendo dificuldades no sucesso dessa rota devido a tentativas anteriores de outras companhias que não prosperaram, a parceria provou-se bem-sucedida. “Conseguimos aumentar a oferta de frequências desde o lançamento, e o desempenho da rota é positivo”, afirmou Aline.
As novas rotas também foram pensadas levando em consideração as conexões oferecidas. “O que faz a diferença é a capacidade de conectar outros destinos, como Las Vegas, Havaí e Seattle, a partir de Los Angeles. Isso complementa a demanda e garante o sucesso da operação”, diz Ricardo Oliveira, gerente regional de Vendas no Brasil.
O executivo também enfatiza os investimentos da Delta, que somam US$ 12 bilhões em melhorias na infraestrutura de seus hubs, incluindo o terminal remodelado de Los Angeles e a nova sala VIP Delta One Lounge, destinada a passageiros premium. Esses investimentos foram essenciais para otimizar a experiência dos clientes e tornar a rota sustentável.
Breve jornada histórica
Antes da joint venture, a Delta tinha uma participação modesta no Brasil, com apenas dois destinos diretos (São Paulo-Atlanta e São Paulo-Nova York). Atualmente, com a colaboração da Latam, esse número saltou para nove destinos, incluindo Miami, Orlando e Boston, além de três frequências diárias para Nova York a partir de São Paulo e Rio de Janeiro..
Outro destaque desta união Delta-Latam é o foco no cliente, tanto corporativo quanto de lazer. A integração dos programas de fidelidade, o despacho de bagagens até o destino final e o reconhecimento dos clientes elite foram pontos-chave para garantir uma experiência uniforme e de alta qualidade para os passageiros.
Oliveira ressaltou a importância dos benefícios corporativos, que agora são estendidos também aos passageiros que voam Latam. “Isso é muito importante para nosso público de negócios, que tem agora os mesmos privilégios, seja voando com Delta ou Latam”, afirmou.
A colaboração entre as empresas foi descrita como um “casamento”, onde o respeito e a sinergia são fundamentais. Oliveira destacou que, após a fase inicial de euforia, a relação amadureceu. “Hoje, trabalhamos com foco em entregar o melhor para o cliente, mesmo quando não temos grandes anúncios. O respeito entre as companhias é essencial, porque, apesar da sinergia, ainda somos duas empresas distintas.”
A experiência da Delta em joint ventures em outras regiões, como o Atlântico Norte, ajudou a moldar a parceria com a Latam. “Desde o início, entendemos que a Latam tem outros mercados prioritários além do Brasil e EUA, mas sempre respeitamos isso, aproveitando ao máximo o potencial dessa parceria”, afirmou Oliveira.
Aline também comentou sobre o crescimento da Latam após a reestruturação enfrentada pela empresa nos últimos anos. “A Latam passou por um processo de transformação difícil, especialmente durante a pandemia, mas hoje colhemos os frutos disso. Desde 2021, somos a companhia que mais aumentou a oferta de assentos no Brasil, e isso cria uma espiral positiva para nossos parceiros”, celebra.
A expectativa é que a parceria continue a se fortalecer nos próximos anos, com mais rotas e maior conectividade entre Brasil e Estados Unidos. Aline e Oliveira afirmaram que o objetivo é continuar expandindo a colaboração, focando em oferecer uma experiência integrada e de excelência para os clientes. “Estamos destinados a voar juntos. A Latam é a melhor parceira para a Delta e vice-versa, pois compartilhamos os mesmos valores e o desejo de entregar um produto de qualidade”, complementou a diretora.
Impactos da união
A joint venture entre a Latam e a Delta – que atualmente abrange mais de 300 destinos – já resultou no lançamento de rotas estratégicas, como Rio de Janeiro-Atlanta e São Paulo-Los Angeles, refletindo a demanda crescente por voos entre o Brasil e a América do Norte.
Em 2022, a Delta também adicionou uma segunda frequência diária na rota São Paulo-Atlanta e uma rota sazonal entre Rio de Janeiro e Nova York-JFK. Segundo Aline, esses lançamentos consolidam a importância do Brasil no mercado de aviação das Américas.
Desde o início da parceria, o crescimento das operações tem sido notável. Nos últimos dois anos, a joint venture registrou um aumento de 68% no número de voos, operando mais de 32 mil rotas e transportando cerca de 5 milhões de passageiros entre as Américas do Norte e Sul. Além disso, o Equador foi recentemente incorporado ao escopo da aliança, juntando-se a países como Brasil, Chile e Colômbia.
Próximos passos
Atualmente, ambas as companhias focam na integração dos contratos corporativos entre as duas empresas, um movimento que trará vantagens para grandes empresas. “Com essa unificação de contratos, as empresas terão um único documento que integra os benefícios oferecidos por ambas as companhias, o que fortalece nossa proposta de valor”, explica a executiva.
Além da integração de contratos, a parceria também reflete em um atendimento conjunto para agências de viagens. Ricardo Oliveira detalhou como essa operação funciona: o executivo da Latam cuida de destinos internacionais, exceto a rota Brasil-EUA, que fica sob responsabilidade da Delta. “As agências participantes do projeto ‘Integration’ são atendidas por ambas as companhias, garantindo que a experiência e os serviços sejam padronizados e eficientes”, acrescentou.
Com seis novas rotas conjuntas lançadas desde 2022 e mais voos planejados para o futuro, as companhias continuam a fortalecer a conexão entre os dois continentes. Oliveira anunciou que, em dezembro, a Delta lançará uma nova rota entre Rio de Janeiro e Nova York. “Esse voo só é viável porque a Latam ajuda a alimentar o aeroporto do Galeão com passageiros vindos de outras regiões”, explicou.
Quando questionados sobre novos destinos entre Brasil e Estados Unidos, ambos os executivos foram cautelosos. “Ainda não temos uma nova rota para anunciar, mas estamos sempre avaliando oportunidades de expansão. Prometemos que, assim que houver novidades, contaremos em primeira mão”, finaliza Aline.
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