As próximas férias de verão, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, estão sendo planejadas com menos antecedência pelos brasileiros em relação ao ano passado. O tempo médio de planejamento caiu de 5 meses para 4, uma redução de cerca de 17% na antecedência de compra de passagens aéreas. É o que revela o levantamento da Maxmilhas, travel tech que oferece soluções para pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais e hotéis. Recife e Fortaleza foram os destinos que apresentaram as maiores quedas na antecedência, com uma redução de 22% no tempo de compra antes da viagem. Vale destacar que esses números ainda podem sofrer alterações, já que os dados analisam passagens adquiridas até outubro de cada ano.

Entre os destinos nacionais mais procurados por brasileiros, Campinas (SP), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) registraram aumentos significativos nas vendas de passagens aéreas, com crescimentos de 108%, 70% e 54%, respectivamente. Por outro lado, o Rio de Janeiro, apesar de estar em 2º lugar no ranking de destinos mais populares, teve uma queda de 19%, acompanhado por Brasília, com uma redução de 17%.

Confira a lista completa dos destinos mais buscados para as férias de verão:

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Recife
  4. Salvador
  5. Fortaleza
  6. Belém
  7. Belo Horizonte
  8. Maceió
  9. Campinas
  10. Brasília

Quanto ao perfil dos viajantes brasileiros, as viagens com crianças continuam liderando, com um aumento de 4% na participação de 2023 para 2024. “Isso mostra que as famílias tendem a se planejar mais cedo que os viajantes solo ou em casal”, explica Sabrina Lorente, head de Marketing da Maxmilhas.

Por outro lado, as viagens em grupo, com mais de três adultos, caíram 13% no comparativo ano a ano, enquanto as viagens solo aumentaram em 5%.

De acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 60,8 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos pelos aeroportos do Brasil entre janeiro e agosto de 2024. O setor aéreo brasileiro continua em crescimento estável, e a expectativa é que as férias de verão impulsionem ainda mais esse movimento, com recordes de passageiros sendo aguardados. Vale dizer também que brasileiros representam mais de 50% dos turistas internacionais de Bariloche.