São Paulo (SP) – A partir do dia 12 de novembro, os brasileiros terão uma nova conexão direta para explorar a Costa Rica, com três voos semanais entre São Paulo e o país centro-americano, operados pela Gol Linhas Aéreas. As frequências ocorrerão às terças, quintas e sábados, com o objetivo de facilitar o acesso e aumentar o fluxo de turistas entre as duas nações. Segundo Adalberto Rodriguez, executivo de Marketing do Instituto Costarricense de Turismo (ICT), essa nova rota promete ser um sucesso e faz parte de um plano de longo prazo para fortalecer a relação turística com o Brasil.
O processo para o estabelecimento da nova rota levou cerca de cinco anos, sendo intensamente impactado pela pandemia. As negociações tiveram início com uma série de conversas entre autoridades de turismo da Costa Rica e diferentes companhias aéreas, buscando demonstrar o potencial do mercado brasileiro. Com um fluxo constante de turistas brasileiros ao longo do ano, a Costa Rica conseguiu convencer a Gol a realizar essa nova conexão direta, após uma decisão tomada em abril de 2024.
“Tivemos um esforço de convencimento ao longo dos anos, destacando os dados que mostram o Brasil como um mercado relevante para nós. Esse processo retomou força em 2023, quando conseguimos reestabelecer o diálogo com as companhias aéreas”, comenta Rodriguez.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado da Costa Rica na América Latina, ficando atrás apenas de México e Argentina. A expectativa é de que a chegada da nova rota ajude a ampliar esse fluxo nos próximos anos. No acumulado entre janeiro e agosto deste ano, a Costa Rica recebeu pouco mais de 13 mil turistas brasileiros, e a meta é fechar o ano com cerca de 20 mil visitantes, número impulsionado pelo início dos voos diretos. Em 2023, o país recebeu um total de 17 mil brasileiros.
A Costa Rica – que investiu US$ 750 mil dólares no Brasil – projeta que, com os novos investimentos e estratégias de promoção, o número de turistas brasileiros possa chegar a 90 mil nos próximos cinco anos. O plano de marketing voltado para o mercado brasileiro inclui campanhas cooperadas com empresas e marcas locais, como Teresa Perez e New Age, além de ações nas redes sociais e participação em feiras de turismo, como a Festuris Gramado e a WTM Latin America.
Novo cenário na Costa Rica
Atualmente, para viajar entre Brasil e Costa Rica, é necessário fazer uma conexão em cidades como Panamá (pela Copa Airlines), Bogotá (Avianca) ou Lima (Latam). A nova rota direta promete simplificar o acesso ao destino, aumentando a atratividade da Costa Rica para turistas brasileiros.
“A conexão direta elimina a necessidade de fazer paradas em outros países, o que é uma vantagem significativa para quem busca comodidade e rapidez. Além disso, o destino é isento de visto e da exigência da vacina contra a febre amarela, facilitando ainda mais o acesso”, explica Rodriguez.
A operação inédita entre o aeroporto internacional de São Paulo e a capital costarriquenha terá início em 12 de novembro, com partida às 13h55 e chegada às 18h25 (horário local) – três horas a menos do que o horário de Brasília, com três frequências semanais nas terças, quintas e sábados. O retorno tem decolagem prevista do Aeroporto Internacional Juan Santamaría, em San José, às 20h40, com pouso na Grande São Paulo às 7h10, do dia seguinte.
O voo direto, que tem uma taxa de ocupação estimada em 70%, também visa atender a diferentes perfis de público. Segundo as projeções, 40% do público-alvo desse voo deve ser de turistas corporativos, devido às características da Costa Rica como destino de negócios, com um centro de convenções que pode acomodar até 5 mil pessoas, além de uma ampla oferta de atividades de lazer para combinar com as viagens a trabalho. Os outros 60% seriam turistas de lazer, atraídos pelas praias, parques nacionais e atividades de aventura que o país oferece.
Conheça a Costa Rica
A Costa Rica é conhecida por sua diversidade de atividades e atrativos turísticos. O país, que oferece tudo menos neve, como descreve o próprio representante do órgão de Turismo, é um destino ideal tanto para aventureiros quanto para quem busca descanso.
Entre os destaques estão o turismo de aventura, com opções como caiaque em rios e lagoas, trilhas em vulcões e surf em praias de ondas desafiadoras; o turismo de bem-estar, com fontes termais e tratamentos corporais; e o turismo familiar, com atividades voltadas para crianças e idosos.
A infraestrutura da Costa Rica também está preparada para receber o turista brasileiro. O país conta com uma rede de hotéis que vai desde o turismo de luxo até acomodações mais acessíveis, além de uma polícia turística dedicada a garantir a segurança dos visitantes.
“Estamos prontos para receber os brasileiros e temos uma equipe qualificada para isso, além de um país que oferece roteiros variados e que pode ser explorado de forma completa em uma viagem de 7 a 15 dias”, destaca.
Após o lançamento do voo
Para sustentar o crescimento projetado e atingir a meta de 90 mil turistas brasileiro até os próximos cinco anos, a Costa Rica conta com um plano de marketing agressivo, que inclui campanhas publicitárias, parcerias com operadoras de turismo e a promoção em feiras internacionais. Além disso, o país aposta em uma forte presença nas redes sociais e na continuidade de campanhas cooperadas com a Gol, visando maximizar a divulgação do voo direto ao longo de 2025.
A expansão do número de frequências do voo entre Brasil e Costa Rica também está nos planos futuros. Caso a demanda se mantenha alta, há a expectativa de que o voo possa se tornar diário. Além disso, outras companhias aéreas estão sendo incentivadas a explorar novas rotas para o país, como a possibilidade de um voo direto entre a Costa Rica e Belo Horizonte, que atenderia a demanda de turistas de outras regiões do Brasil.
“Os brasileiros sempre foram bem-vindos à Costa Rica, e acreditamos que essa nova conexão direta vai fortalecer ainda mais a relação entre nossos povos”, conclui Rodriguez.
Agenda