Na noite desta quarta-feira, a Costa Rica organizou um evento especial em São Paulo para comemorar o lançamento do novo voo direto da Gol Linhas Aéreas, que conectará o Brasil ao país centro-americano. O evento reuniu operadores e agentes de viagem, oferecendo um coquetel com pratos típicos e uma série de apresentações culturais para marcar a ocasião.

A nova rota direta, que começará a operar no dia 12 de novembro de 2024, terá três frequências semanais, com voos partindo de São Paulo às terças, quintas e sábados, rumo à capital costarriquenha, San José. A novidade promete facilitar o acesso dos brasileiros à Costa Rica, eliminando a necessidade de conexões em outros países, como Panamá ou Bogotá, que eram as opções disponíveis até então.

A operação da Gol é estratégica para ambos os países, uma vez que o Brasil é o terceiro maior mercado da Costa Rica na América Latina, atrás apenas de México e Argentina. A expectativa é que o voo direto impulsione o turismo e ajude a atingir a meta de 20 mil turistas brasileiros até o final de 2024, além de um objetivo de longo prazo de 90 mil visitantes nos próximos cinco anos.

Durante o evento, Danilo Barbizan, diretor Comercial da Gol, enfatizou a importância da nova rota para a companhia e para o mercado de turismo.

“Esse destino é muito importante para a Gol. Faz parte da nossa internacionalização. A gente vem ampliando a nossa oferta internacional, e no próximo ano devemos crescer mais de 40% na nossa oferta. A Costa Rica é um foco muito importante dentro do nosso plano de cinco anos”, afirmou Barbizan.

Ele também destacou o trabalho conjunto entre a Gol e operadores de turismo para que o destino se consolide entre os brasileiros. “Nós estamos construindo produtos, boas opções de viagem para vender, então eu acho que é uma oportunidade para fazermos história e colocar mais um destino na prateleira”, completou.

Danilo Barbizan, da Gol, discursa durante o evento (Foto: Greg Grigoragi/ Brasilturis)

A parceria entre a Gol e a Costa Rica começou a ganhar forma em abril de 2024, após anos de negociações entre o Instituto Costarricense de Turismo (ICT) e várias companhias aéreas. O voo direto não só elimina a necessidade de conexões, mas também oferece comodidade adicional para os viajantes, já que o destino é isento de visto e não exige vacina contra a febre amarela. Isso, combinado com a diversidade de atividades oferecidas pelo país, como turismo de aventura e bem-estar, torna a Costa Rica um destino atraente para turistas de lazer e negócios.

O evento desta noite foi aberto por dançarinos, que entretiveram o público com danças tradicionais da Costa Rica, proporcionando aos convidados uma imersão na cultura do país. Mais tarde, no coquetel, entre as iguarias servidas, os destaques foram pratos como o Vigorón e o Enyucado, que trouxeram o sabor autêntico da culinária costarriquenha. Marcou presença na celebração o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz. Além disso, os presentes puderam acompanhar uma exibição do violinista costarriquenho Pablo Cartín.

Esse novo voo direto promete transformar o cenário de turismo entre Brasil e Costa Rica, fortalecendo laços e abrindo novas oportunidades para ambos os países.