O Resort Arcobaleno, em Porto Seguro (BA), deu mais um passo em direção à sustentabilidade com a instalação de uma miniusina para gerar 100% de sua energia a partir de fontes solares. A iniciativa faz parte de um amplo projeto de alinhamento com os princípios ESG (ambiental, social e governança), reforçando o compromisso do hotel com práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

Com mais de 1.600 placas fotovoltaicas instaladas em uma área de 4.300 m², a miniusina é capaz de gerar cerca de 120 mil kW de energia por mês. A expectativa é que, até 2025, o sistema proporcione uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano. “Como somos um resort all inclusive, nossa demanda por energia elétrica é gigantesca, e faz algum tempo que estávamos para fazer essa transição energética”, explica Kadu Guimarães, sócio-diretor do Arcobaleno.

A transição para a energia solar é uma tendência mundial, e o uso de painéis fotovoltaicos é uma forma eficiente de reduzir o impacto ambiental. A tecnologia converte a luz solar em eletricidade de forma limpa, sem emissões de gases poluentes, além de proporcionar independência das concessionárias de energia e reduzir a dependência das variações tarifárias. Segundo Fernando Moreira, engenheiro responsável pela instalação, os telhados do resort foram adequados para otimizar a captação solar.

O investimento é parte de um projeto maior que visa alinhar o resort às práticas de sustentabilidade e governança, buscando não só o benefício econômico, mas também a redução do impacto ambiental. Essa iniciativa reforça o papel do Arcobaleno como um exemplo de inovação e responsabilidade dentro da hotelaria brasileira.