Marta Rossi, empresária e fundadora da Rossi e Zorzanello, em Gramado/RS, conquistou o prêmio “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade”. O reconhecimento, em sua terceira edição, é promovido pela Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET). A divulgação ocorreu durante o congresso da entidade, realizado na República Dominicana, que segue até o dia 18 deste mês. O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento idealizado por Marta, também foi destaque, levando o primeiro lugar na categoria Associada.

Conhecida por sua contribuição para o turismo de Gramado, Marta Rossi foi premiada por práticas sustentáveis que abrangem as áreas econômica, ambiental e social. Sob a gestão da Rossi e Zorzanello, estão marcas como o Festuris Gramado, o Connection Terroirs do Brasil, além do extinto Chocofest. Em termos econômicos, o impacto do Festuris na economia local e regional foi significativo, com cerca de R$ 50 milhões gerados em 2023. Além disso, estima-se que mais de R$ 400 milhões em negócios tenham sido fechados durante o evento.

No âmbito ambiental, o Festuris se destaca como pioneiro ao promover o debate sobre sustentabilidade no turismo. Uma das principais ações é a Árvore da Integração, que inclui o plantio de uma araucária no pátio do Centro de Eventos. A iniciativa também promove a distribuição de mudas, a redução do uso de plásticos, e a correta destinação de resíduos durante o evento.

No campo social, Marta Rossi apoia mensalmente o Selo Empresa Amiga da APAE e colabora com a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo. Além disso, a Escola Municipal Vicente Casagrande recebe recursos gerados pelo Transporte Solidário, uma iniciativa que oferece transfers durante o Festuris.

“Não almejamos premiações, mas o bem-estar das nossas comunidades. Reconhecimentos como este nos orgulham e mostram que estamos no caminho certo”, afirma Marta Rossi, destacando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A FIASEET, criada em 1980 no México, atua em 10 países, incluindo Brasil, Espanha, Argentina e Uruguai. A indicação de Marta para o prêmio foi feita pela Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo (AFEET), que opera no Brasil há 41 anos.