A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) marcou presença na 12ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece até 20 de outubro, movimentando a cidade histórica localizada na Baía de Todos-os-Santos. Com a expectativa de receber 100 mil visitantes, o evento é um dos maiores do gênero no Brasil, atraindo turistas nacionais e internacionais interessados na rica programação cultural, que inclui lançamentos de livros, bate-papos com autores, shows e manifestações artísticas.

A participação da Setur-BA na Flica inclui um receptivo com baianas típicas, uma oficina de turbante afro e uma pesquisa para entender melhor o perfil e as demandas dos turistas que participam do evento. “É uma grande festa, que nos permite entender melhor o fluxo turístico em Cachoeira, de onde as pessoas vêm, o tempo que ficam na cidade, quanto gastam e o que acham dos serviços. Isso é importante para que possamos elaborar ações futuras, visando fortalecer o turismo regional”, afirma Divaldo Borges, diretor de Regulação e Certificação da Setur-BA.

Além das atividades culturais e literárias, o impacto econômico na cidade é evidente, com hotéis lotados e visitantes buscando hospedagem em cidades próximas, como Santo Amaro e Cruz das Almas. “A cada edição queremos superar a anterior, trazendo pessoas do Brasil e do mundo”, comenta Vanessa Dantas, presidente da Fundação Hansen Bahia, responsável pela organização da Flica.

Turistas como Akachi Malunga, técnico de informática angolano, e a psicóloga paulista Danusa Vieira elogiaram a riqueza cultural e o clima acolhedor do evento. A Flica reafirma o papel de Cachoeira como um importante destino turístico e cultural na Bahia.