Como transformar, por meio da tecnologia, o morador de São Paulo em um turista do próprio destino? Esse foi o desafio proposto pelo Visite São Paulo Convention Bureau às doze equipes participantes do Hackathon 2024, que se encerrou ontem (20). São três ganhadores, que apresentaram as soluções para a tarefa proposta.

Em primeiro lugar, ficou a equipe ACB2, integrada por Bárbara Drummond, Bruno Fialho, André de Carvalho Gomes e Carolina Pereira de Moraes. Eles criaram a solução Passaporte, um marketplace de experiências, que conecta pessoas interessadas em conhecer novos lugares a quem pode lhes oferecer essa oportunidade. A plataforma é gameficada e vai oferecer recompensas em NFTs. A inteligência artificial aplicada ao projeto vai garantir roteiros personalizados.

Visite São Paulo Hackaton

Equipe vencedora da edição 2024 do Hackathon. Foto: Divulgação

O segundo colocado do Hackathon é o time SP em Pontos, responsável pelo desenvolvimento de um app com o mesmo nome, que vai funcionar como se fosse uma rede social. Igualmente gameficada, vai garantir ao usuário benefícios e descontos para visitar os locais de interesse. Seu diferencial é a possibilidade da pessoa cadastrada poder criar pontos turísticos na plataforma. A equipe é integrada por Lucas Thiago, João Vitor Leme Silva, Edvaldo Felisberto, Murilo Martins Alves e Gustavo de Deus Conceição.

Composta por Mari Chaves, Denilson Torres e Bruno Chun, a equipe HackChange conquistou o terceiro lugar com a solução RolezAI, que vai funcionar pelo whatsapp. Ao receber o contato e conversar com ela, o interessado cria um grupo com seus amigos, o que, segundo os participantes, vai acelerar a decisão de que restaurante frequentar. A inteligência artificial vai escolher o melhor local de acordo com os interesses dos integrantes do grupo. Inicialmente, só restaurantes estarão disponíveis.

Os ganhadores do Hackathonforam escolhidos pelos professores: Viviane Shibake e Luiz Augusto Soares, da Fatec São Paulo, Fernanda Chiavone, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Giovanna Longo, da Secretaria Municipal de Turismo, Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1, Denise Kirihara, do Visite São Paulo Convention Bureau, e Roselaine Dantas, Unedestinos.

O Hackathon 2024 é uma iniciativa do Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Hackathon

Toni Sando e Fábio Zelenski. Foto: Divulgação

O evento foi iniciado na noite de sexta-feira quando foram montadas as equipes participantes. No encontro virtual, Toni Sando, presidente executivo do VSPCB,  destacou que “o debate em torno da necessidade de transformar o viajante em visitante se prolonga há anos. Agora, com a realização do Hackathon, a expectativa é fazer do morador da cidade um turista com a ajuda da tecnologia”.

Ao ressaltar que São Paulo é o maior receptor e o maior emissor de turistas do Brasil, Roberto de Lucena, secretário de Viagens e Turismo do estado de São Paulo, lembrou que “é também palco para inovações e para a busca de soluções para atender a demanda de atualização do setor”.