BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,45

Classe econômica básica da United Airlines cresce 20% no terceiro trimestre de 2024

A United Airlines continua a expandir sua receita com a classe econômica básica, produto de menor tarifa da companhia, que cresceu 20% no terceiro trimestre de 2024. Esse aumento segue um salto expressivo de 50% registrado no ano anterior, consolidando a classe econômica básica como um dos pilares de crescimento da empresa.

Andrew Nocella, diretor Comercial da United, descreveu o produto como um “golpe de mestre” durante a teleconferência de resultados, destacando que a classe econômica básica “mudou o negócio drasticamente para nosso benefício”. Segundo Nocella, os passageiros dessa categoria agora representam 16% dos clientes domésticos da United, um aumento em relação aos 12% registrados no mesmo período do ano anterior.

Os passageiros da classe econômica básica da United têm acesso a tarifas reduzidas em troca de algumas restrições, como a impossibilidade de escolher assentos e de levar bagagem de mão no compartimento superior. No entanto, ainda é permitido o transporte de um item pessoal que caiba sob o assento da frente. Além disso, os clientes dessa categoria não podem alterar o voo, mas podem receber um crédito parcial em caso de cancelamento.

Nocella prevê que a United ampliará a oferta da classe econômica básica à medida que a demanda continue a crescer. Aviões maiores permitirão um aumento no número de assentos disponíveis, refletindo a estratégia da companhia de aumentar a eficiência em suas rotas. Até 2027, a United espera elevar a média de assentos por voo na América do Norte para 145, um aumento significativo em relação aos 104 assentos registrados em 2019.

Embora a United esteja focada em expandir seu produto de menor tarifa, a companhia também investe em seus serviços premium, como a classe executiva Polaris. Esse equilíbrio entre diferentes segmentos de cabine tem sido essencial para que a United acompanhe a Delta e a Alaska Airlines como uma das companhias aéreas dos EUA com margens de lucro mais saudáveis. A margem antes dos impostos da United no terceiro trimestre foi de 9,7%, superando a Delta, que registrou 8,9%.

“Ajustaremos a quantidade de capacidade que oferecemos em todas essas categorias com base na expansão de nossas margens, mas chegamos à firme conclusão de que oferecer a classe econômica básica — e oferecê-la em um volume substancial — é bom para a United, é lucrativo para a United e é ruim para nossos concorrentes”, afirmou Nocella.

Lucros e recompra de ações

No terceiro trimestre de 2024, a United Airlines registrou receita de US$ 14,84 bilhões, superando as expectativas de Wall Street. Apesar de uma queda de 1,1% na receita por passageiro-milha devido ao excesso de capacidade no início do trimestre, as tarifas aéreas começaram a se recuperar em agosto.

A companhia também anunciou a retomada das recompras de ações, com US$ 1,5 bilhão planejados para recompra, a primeira desde a pandemia. Esse anúncio impulsionou as ações da United, que subiram mais de 12%, atingindo US$ 72 por ação.

No entanto, o sindicato dos comissários de bordo, Association of Flight Attendants-CWA, expressou resistência ao plano de recompra de ações, estando em negociações de contrato com a administração da United.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ryanair amplia franquia gratuita de bagagem...

Companhia se antecipa à regulação europeia e ajusta dimensões de bagagem permitida a bordo sem custo adicional

Bagagem de mão sem surpresas: regras...

Em meio à temporada de férias, Kayak divulga guia prático com as normas das principais companhias aéreas brasileiras para evitar custos extras e imprevistos

Royal Air Maroc amplia operação com...

Nova frequência semanal começa em dezembro e reforça conectividade entre Brasil e África

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS