A United Airlines continua a expandir sua receita com a classe econômica básica, produto de menor tarifa da companhia, que cresceu 20% no terceiro trimestre de 2024. Esse aumento segue um salto expressivo de 50% registrado no ano anterior, consolidando a classe econômica básica como um dos pilares de crescimento da empresa.
Andrew Nocella, diretor Comercial da United, descreveu o produto como um “golpe de mestre” durante a teleconferência de resultados, destacando que a classe econômica básica “mudou o negócio drasticamente para nosso benefício”. Segundo Nocella, os passageiros dessa categoria agora representam 16% dos clientes domésticos da United, um aumento em relação aos 12% registrados no mesmo período do ano anterior.
Os passageiros da classe econômica básica da United têm acesso a tarifas reduzidas em troca de algumas restrições, como a impossibilidade de escolher assentos e de levar bagagem de mão no compartimento superior. No entanto, ainda é permitido o transporte de um item pessoal que caiba sob o assento da frente. Além disso, os clientes dessa categoria não podem alterar o voo, mas podem receber um crédito parcial em caso de cancelamento.
Nocella prevê que a United ampliará a oferta da classe econômica básica à medida que a demanda continue a crescer. Aviões maiores permitirão um aumento no número de assentos disponíveis, refletindo a estratégia da companhia de aumentar a eficiência em suas rotas. Até 2027, a United espera elevar a média de assentos por voo na América do Norte para 145, um aumento significativo em relação aos 104 assentos registrados em 2019.
Embora a United esteja focada em expandir seu produto de menor tarifa, a companhia também investe em seus serviços premium, como a classe executiva Polaris. Esse equilíbrio entre diferentes segmentos de cabine tem sido essencial para que a United acompanhe a Delta e a Alaska Airlines como uma das companhias aéreas dos EUA com margens de lucro mais saudáveis. A margem antes dos impostos da United no terceiro trimestre foi de 9,7%, superando a Delta, que registrou 8,9%.
“Ajustaremos a quantidade de capacidade que oferecemos em todas essas categorias com base na expansão de nossas margens, mas chegamos à firme conclusão de que oferecer a classe econômica básica — e oferecê-la em um volume substancial — é bom para a United, é lucrativo para a United e é ruim para nossos concorrentes”, afirmou Nocella.
Lucros e recompra de ações
No terceiro trimestre de 2024, a United Airlines registrou receita de US$ 14,84 bilhões, superando as expectativas de Wall Street. Apesar de uma queda de 1,1% na receita por passageiro-milha devido ao excesso de capacidade no início do trimestre, as tarifas aéreas começaram a se recuperar em agosto.
A companhia também anunciou a retomada das recompras de ações, com US$ 1,5 bilhão planejados para recompra, a primeira desde a pandemia. Esse anúncio impulsionou as ações da United, que subiram mais de 12%, atingindo US$ 72 por ação.
No entanto, o sindicato dos comissários de bordo, Association of Flight Attendants-CWA, expressou resistência ao plano de recompra de ações, estando em negociações de contrato com a administração da United.
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