“Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em…?”. Fruto de uma pergunta livre, nada sugestiva, o prêmio Folha Top of Mind chega à sua 34ª edição em 2024, elencando as marcas brasileiras mais lembradas pelo público e pelos consumidores em diferentes categorias. Pelo oitavo ano consecutivo, e com pontuação 30 – ou seja, com 30% das menções de voto –, a Gol Linhas Aéreas, mais uma vez, sagrou-se campeã na categoria Companhia Aérea, na tradicional pesquisa conduzida anualmente pelo jornal Folha de S.Paulo.
Tal pergunta foi lançada pelo instituto Datafolha à população brasileira em 7,5 mil entrevistas realizadas no período de 25 de julho a 7 de agosto deste ano. Adaptadas a cada uma das 84 categorias de produtos e serviços que compõem a premiação de 2024, as questões foram feitas de forma presencial a pessoas com idade a partir dos 16 anos, em 171 municípios do país – tanto em regiões metropolitanas quanto em cidades do interior. A margem de erro é de 2% (para menos ou mais) e o nível de confiança, de 95%.
A Gol nasceu há 23 anos, em 15 de janeiro de 2001, com um novo modelo de negócio que proporcionou a grande parte dos brasileiros a oportunidade de utilizar o transporte aéreo no país. Nessa trajetória pautada pela democratização do acesso, muitas pessoas puderam (e ainda podem) viajar de avião pela primeira vez com a Gol. É a materialidade do propósito da companhia, que é “Ser a Primeira para Todos”.
“Ser a companhia aérea mais lembrada pelos brasileiros durante 8 anos ininterruptos é uma honra para todos nós da Gol e a confirmação de que estamos no caminho certo. Como uma companhia orgulhosamente brasileira, que se propõe a encurtar distâncias entre as pessoas e entre pessoas e seus sonhos, acreditamos que são pontos importantes para a lembrança de marca entregar uma experiência de viagem consistente com a comunicação praticada, além de manter um tom de voz único, claro, cada vez mais próximo e constante. Para permanecer como a ‘Primeira para Todos’, a Gol preserva e preservará sua essência simples, humana e inteligente”, afirma Carla Fonseca, vice-presidente da Gol e CEO da Smiles.
Comunicação e marketing
A busca constante por caminhos mais inovadores na comunicação, com o objetivo de manter ótimos resultados, foi ainda mais intensificada com os desafios impostos nos últimos anos ao setor e consequente redução de investimento em mídia, de acordo com a empresa. Novas ideias, canais e narrativas aproximam a Gol cada vez mais das pessoas, traduzindo-a como uma marca simples, humana e inteligente, criando uma conexão que nos mantém como uma das aéreas mais lembradas pelos brasileiros.
A companhia possui um histórico de apoio a grandes eventos e ativações de marketing, pilar essencial para a reputação da companhia. “Estar presente nos esportes, em festivais de música e em espetáculos teatrais, como patrocinadora, traduz os valores da empresa, que é grande incentivadora das atividades esportivas, da diversidade e da cultura brasileira. Tudo isso é intrínseco ao DNA da companhia, permitindo a conexão de maneira única com seus clientes e com o público externo, fortalecendo a marca”, afirma a empresa.
A companhia realiza ainda inovações na área de comunicação somadas à jornada do cliente – desde o primeiro atendimento até a experiência final da viagem. O objetivo é atrair e envolver as pessoas por meio de canais digitais, oferecendo serviços personalizados e significativos, além de melhorar a eficácia das campanhas de marketing por meio da análise de dados.
Outro destaque é o marketing de influência, que trabalha com perfis de influenciadores que representam o emblema da companhia – “Ser a Primeira para Todos” –, com diversidade de públicos, de estilos de viagem e dicas variadas para os seguidores se inspirarem e desejarem viajar com a Gol, dentro e fora do Brasil.
Sustentabilidade, #MeuVooCompensa e Instituto Gol
Referência em aviação sustentável no país, a Gol foi a primeira companhia aérea brasileira a se comprometer com o balanço líquido zero de carbono, até 2050, no segundo trimestre de 2021. Foi também, em junho do mesmo ano, a primeira da América Latina a disponibilizar a possibilidade de seus clientes compensarem voluntariamente a pegada de carbono deixada por suas viagens. Nascia, então, a grande campanha #MeuVooCompensa. Ainda em 2021, a empresa lançou as duas primeiras rotas 100% carbono neutro do país: Recife-Fernando de Noronha (temporariamente suspensa) e São Paulo/Congonhas-Bonito.
Em junho deste ano, uma iniciativa da Gol apoiada por sua fornecedora de combustível no Brasil, a Vibra, permitiu a primeira compensação de Sustainable Aviation Fuel (Saf) no Brasil, por meio do sistema Book & Claim, que garante tanto os requisitos de sustentabilidade quanto de rastreabilidade no processo de descarbonização da aviação. O piloto fez parte do Project Runway, uma iniciativa da SkyNRG, empresa referência em Saf com sede na Holanda. O projeto apoiou a Gol na redução de 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Com a SkyNRG fornecendo Saf para aeroportos europeus, a abordagem Book & Claim permitiu à Gol inserir os benefícios ambientais na América Latina.
A Gol comemorou em setembro último 1 ano de sua parceria com a eureciclo, cujo objetivo é construir um mundo sustentável por meio da valorização da reciclagem e da transformação socioambiental. Em 12 meses, a companhia compensou mais de uma tonelada de resíduos recicláveis descartados dos serviços de bordo, pós-consumo. Isso significa que, para cada embalagem plástica, de papel, vidro ou alumínio refugada durante os voos, a companhia enviou para reciclagem outras duas embalagens, ou seja, uma compensação de 200%. Este número supera amplamente os 30% de piso reciclado exigidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Criado em 2010 a partir da necessidade de se formar mão de obra especializada para o setor de aviação, o Instituto Gol nasceu alinhado ao valor da sustentabilidade e atuava em cinco pilares: educação, esporte, civismo, acessibilidade e assistência. Reformulada em 2023 para atender aos requisitos do Pacto Global da ONU 2030, do qual a Gol é signatária, a nova Política de Responsabilidade Social da companhia instituiu a educação como grande foco do Instituto Gol a partir de 2024, dividida nos pilares da alfabetização, do ensino técnico profissionalizante e da diversidade, equidade e inclusão.
Para o biênio 2024-2025, são 6 mil passagens disponibilizadas e distribuídas pelo Instituto Gol às 36 organizações sociais eleitas por meio de edital e processo de seleção – 20 organizações se somaram a outras 16 que já eram associadas ao Instituto Gol, que encampa as ações de responsabilidade social da companhia.
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