A Latam acaba de firmar com a companhia aérea sul-africana Airlink um acordo de codeshare (venda sob código compartilhado) para rotas operadas por ela dentro da África do Sul. Desta forma, a Latam começa a vender a partir deste sábado (26) em latam.com passagens aéreas para rotas diretas ligando a capital Joanesburgo a quatro outros destinos estratégicos no país. Vale dizer que a empresa latinoamericana atingiu 39% de marketshare doméstico no 3º trimestre.

As novas opções do acordo de codeshare da Latam com a Airlink estarão disponíveis para voos programados a partir de 5 de novembro e irão oferecer ao cliente Latam uma oferta abrangente de voos para explorar a África do Sul, disponíveis a partir de latam.com. A Latam opera a rota São Paulo-Joanesburgo, ligando o Brasil e a África do Sul por meio de um voo direto com duração de nove horas, operado em aeronaves Boeing 787-9, que acomodam 300 passageiros (30 em cabine Premium Business, 57 em Premium Economy e 213 em Economy).

As rotas disponíveis no novo acordo de codeshare da Latam com a Airlink são: Joanesburgo-Durban, Joanesburgo-Port Elizabeth, Joanesburgo-Cidade do Cabo e Joanesburgo-Hoedspruit. Serão operadas sete dias por semana em aeronaves Embraer 190, com capacidade para 98 passageiros.

Essa não é a primeira parceria da Latam com a Airlink. Em maio deste ano, as companhias anunciaram um acordo interline para 40 destinos em diferentes países do continente africano.

Brasileros na África

A Latam é a única aérea brasileira a voar diretamente do Brasil para o continente africano. Inaugurada em setembro de 2023, a rota Guarulhos-Joanesburgo transportou, até setembro de 2024, 90 mil passageiros, com ocupação média das aeronaves em 83%.

Os números posicionam a Latam como a companhia aérea que mais transporta brasileiros para a África do Sul. De janeiro a outubro de 2024, a empresa conquistou um market-share médio de 56,4% dentre todos os passageiros voando entre Brasil e África do Sul, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Dos 64 mil passageiros transportados entre janeiro e setembro, foram aproximadamente 32 mil em cada sentido da rota. Do total de passageiros que viajam na rota com a Latam, 23% vieram de outros países das Américas para embarcar em direção à África e vice-versa, o que reforça a rota da Latam como referência não só para o Brasil como para todos os países da região.

Para 2025, a expectativa da Latam é que mais de 100 mil passageiros embarquem com a companhia na rota.