Nesta quarta-feira, 22 de outubro de 2024, a Latam Airlines Group celebrou seu aguardado retorno à Bolsa de Valores de Nova York com a cerimônia de “Ring The Bell”. O evento, realizado às 9h30 (ET), simbolizou a retomada da empresa ao principal mercado financeiro do mundo, após sua saída em 2020 devido à pandemia e ao processo de reestruturação. Originalmente listada como LAN Chile em 1997, a Latam foi a primeira companhia aérea latino-americana a comercializar American Depositary Receipts (ADR), consolidando sua presença global.

Durante o evento, Ignacio Cueto, presidente do Conselho de Administração, celebrou a nova fase da empresa. “Hoje estamos iniciando um novo capítulo na história da Latam”, afirmou, destacando a importância do momento para o crescimento da companhia. Roberto Alvo, CEO do grupo, complementou, ressaltando os bons resultados recentes e o otimismo em relação ao futuro. “Este foi um ano marcado por sólidos resultados, o que nos permitiu atualizar as projeções financeiras de maneira muito positiva para este 2024”, disse Alvo, reforçando o compromisso da Latam com a inovação e a excelência operacional.

Logo após a cerimônia, aconteceu o primeiro “Investor Day” da Latam, voltado para investidores e analistas. Durante o evento, os principais executivos da companhia, incluindo o CEO Roberto Alvo, o CFO Ramiro Alfonsín, e o COO Hernán Pasman, apresentaram as projeções e planos futuros do grupo. A empresa destacou sua competitividade no mercado sul-americano, sendo o maior grupo de companhias aéreas da América do Sul e o décimo maior do mundo.

As projeções para 2024 são otimistas, com expectativa de crescimento de capacidade entre 15% e 16%, além de uma receita operacional antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos de aluguel (EBITDAR) ajustada entre US$ 3 bilhões e US$ 3,15 bilhões. A empresa também revelou que pretende reduzir sua razão de alavancagem líquida para 1,6x a 1,7x até o final do ano, um avanço significativo na estabilidade financeira.

Em relação à frota, a Latam assegurou uma ordem de mais de 120 aeronaves até 2030, com compromissos firmados com Airbus, Boeing e arrendadores. Entre as aquisições, estão 106 aviões narrow body (fuselagem estreita) e 19 wide body (fuselagem larga), incluindo a recente compra de 10 aeronaves Boeing, que garantem uma posição estratégica até o fim da década. Atualmente, o grupo possui uma frota de 341 aviões, distribuídos entre modelos da Boeing e da Airbus.

Para os clientes, a Latam também anunciou uma série de melhorias. Até 2025, a empresa planeja concluir a instalação de Wi-Fi em todos os seus aviões narrow body, além de lançar novos lounges em Lima (Peru), Miami (Estados Unidos) e São Paulo (Brasil). Outra novidade é o lançamento de uma nova cabine Business Class, chamada “New Business Class Suite”, que oferecerá mais privacidade e conforto aos passageiros.

Além disso, a Latam destacou seu compromisso com a sustentabilidade, buscando reduzir o impacto ambiental de suas operações. A empresa tem adotado uma robusta estratégia baseada em mudanças climáticas, economia circular e gestão ambiental, com metas ambiciosas de redução de emissões e uso de plásticos descartáveis.

Atualmente, a Latam opera 1.600 voos diários, transportando mais de 220 mil passageiros por dia. Com 37.500 funcionários, a companhia aérea conecta a América do Sul a destinos na América do Norte, Europa, Oceania e África, sendo um dos principais players no mercado global de aviação.