São Paulo (SP) – Nesta quinta-feira (24), Beto Caputo, CEO da Atrio Hotel Management, da Livá Hotéis & Resorts e da Xtay, apresentou para a imprensa a nova sede da empresa, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. Além de mostrar o local para os jornalistas, houve também a apresentação dos dirigentes das áreas estratégicas das empresas.
Como destacou o próprio Caputo, foi uma apresentação informal, mais como um “encontro de amigos” no novo escritório.
“É um sonho, né? Porque a gente imagina o escritório principal da Atrio em Joinville, e todo o CSC (Central de Serviços Compartilhados), contábil, financeira, jurídica e engenharia continua lá. A gente tem um time muito forte e acabamos de fazer a migração do ERP da empresa. Foi o maior investimento nesse sistema, o maior da história da empresa. Mas esse escritório de São Paulo faz parte de um novo investimento. Aqui, consolidamos toda a parte comercial, marketing e RM (Revenue Management), e a sede da Xtay trabalha aqui em um ambiente 24 horas por dia, sete dias por semana. Embora o empreendimento esteja em Porto Alegre, por exemplo, a recepção é feita em São Paulo. Enfim, é um novo modelo, uma nova forma de operar, e a gente está muito contente em fazer isso a partir de São Paulo, na Avenida Paulista. É um local que tem uma logística muito boa para as equipes, e todo o time está muito satisfeito com esse novo endereço.”
Durante sua fala, Caputo ressaltou que a Atrio Hotel Management se manteve forte após a pandemia, conseguindo agir com assertividade no momento certo, e que agora a empresa conta com 81 hotéis. Em entrevista ao Brasilturis, ele explicou o funcionamento das três empresas e como elas se complementam.
A Atrio evoluiu de uma incorporadora e administradora hoteleira para focar na gestão de propriedades. “A Atrio é aquela operadora que faz gestão de propriedades hoteleiras usando marcas de terceiros ou próprias, conforme cada mercado e empreendimento.” Inicialmente, a empresa focava na construção e administração de hotéis, mas, com o tempo, passou a gerenciar hotéis que não havia construído. “Nós ainda fazemos algumas construções, mas o nosso foco total hoje é na administração.” Durante a pandemia, a Atrio se adaptou e passou a explorar novas oportunidades, o que levou à criação de duas empresas complementares: a Xtay e a Livá Hotéis.
A Xtay foi criada para atuar no mercado de locação de curta temporada. “A Xtay é uma administradora de aluguéis de curta temporada um pouco diferente”, explicou Caputo, destacando que a empresa oferece um serviço completo, desde a venda até a recepção e a contabilização financeira, superando o modelo do Airbnb. Já a Livá foi criada para gerir empreendimentos de multipropriedade e resorts. “A Livá é inspirada na Atrio, mas, em vez de atuar na hotelaria tradicional urbana, ela vai atuar especificamente em resorts e multipropriedade.” A Livá, com sede em Joinville, opera de forma independente, com sistemas e processos diferentes, atendendo às particularidades desse mercado crescente no Brasil.
Além do novo escritório em São Paulo, as grandes novidades da noite foram dois novos empreendimentos: o Vilaruna Maragogi Resort, com 210 quartos, e o primeiro Ibis Style Resort com “pé na areia”. De acordo com João Cazeiro, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Livá e da Atrio, este é o 10° contrato de multipropriedade que a Livá assina em 2024 e são 1,5 mil apartamentos neste ano.
O CEO da Atrio explicou como vai funcionar os novos empreendimentos. “A gente está abrindo o Vilaruna, que é um empreendimento de multipropriedade em Maragogi, e um Ibis um pouco diferente, um Ibis Resort, né? Que é um Ibis com uma oferta de serviços e de lazer mais complexa, onde o Ibis Styles tinha vistas. Maragogi, pé na areia. Ambos são pé na areia, mas com propostas diferentes. O Ibis vai ser um resort leve, um resort mais econômico, mas com uma oferta que, se não for de resort de luxo, também não é de Ibis. Ele tem algo intermediário, e a gente está muito animado. Acho que o mercado vai aceitar muito bem. É o primeiro do Brasil nesse modelo e acho que vai dar muito certo. Já o Vilaruna é um hotel de multipropriedade com todas as características de um típico projeto de multipropriedade”, destacou
Durante a entrevista, Caputo ainda contou como foi o crescimento da Atrio no último ano: “Igual o setor, a gente teve um crescimento muito forte de 2022 para 2023. Em 2024, continuamos crescendo, mas não no mesmo ritmo que cresceu de 2022 para 2023. No mercado, houve uma estabilização do crescimento. Estamos crescendo entre 5% e 6% em relação a 2023, mas na mesma base. Claro que haverá crescimento com novos hotéis, mas na base atual, o crescimento é de aproximadamente 6% de um ano para o outro. Tínhamos crescido 20% de 2022 para 2023. Está muito bom, saudável, mas não é o ritmo pós-pandemia, porque agora as coisas tendem a voltar ao normal.”
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