A Abreu, tradicional operadora de turismo especializada em roteiros globais, divulgou sua lista dos destinos mais buscados por brasileiros para as festividades de final de ano e férias de janeiro. No cenário nacional, o Rio de Janeiro, Salvador, Jericoacoara, Natal e Gramado lideram as preferências dos viajantes, enquanto, no exterior, Nova York, Orlando, Portugal, Dubai e Cancún ocupam o topo da lista de destinos favoritos.

Esses locais refletem o apelo de certas tradições de final de ano, como as decorações natalinas de Gramado e Nova York, que atraem turistas em busca de festividades com cenários especiais. As praias tropicais, como as de Salvador, Jericoacoara, Natal e Cancún, também são populares para quem deseja combinar o clima festivo com descanso em destinos ensolarados. A queima de fogos de Réveillon do Rio de Janeiro é outro grande atrativo que mantém a cidade como escolha recorrente para o período.

Outro destaque levantado pela Abreu foi o aumento na procura por cidades europeias conhecidas pelos mercados natalinos tradicionais. “Destinos como Viena, Munique, Praga, Bruges, Nuremberg e Londres são bastante procurados pelos brasileiros, em especial no fim de ano, devido ao inverno, que é uma atração à parte para quem não está acostumado com o frio”, comenta Adriana Boeckh, diretora de marketing e comunicação da Abreu no Brasil.

Para aqueles que buscam alternativas fora dos principais centros turísticos, a Abreu sugere Aspen, no Colorado (EUA), para quem deseja um Natal com neve e decorações festivas. A Ilha da Madeira, em Portugal, e o Egito também são alternativas encantadoras, segundo a operadora. A Madeira oferece uma queima de fogos de Réveillon considerada uma das mais espetaculares da Europa, enquanto o Egito possibilita uma experiência de ceia natalina a bordo de um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Saint Augustine, na Flórida, surge como outra sugestão para fugir das multidões e aproveitar o clima festivo. A cidade, a menos de duas horas de Orlando, promete uma decoração de Natal impactante, com mais de três milhões de luzes iluminando o destino de 23 de novembro a 26 de janeiro de 2025, criando uma atmosfera mágica para quem visita o local nesta temporada.