O setor de aviação de Dubai segue como um dos pilares centrais da economia local, contribuindo com AED 137 bilhões (US$ 37,3 bilhões) ou 27% do PIB da cidade em 2023, conforme revela um estudo de impacto econômico divulgado pela Emirates e pela Dubai Airports. De acordo com a pesquisa conduzida pela Oxford Economics, esse valor reflete tanto o impacto direto da aviação quanto o efeito catalisador gerado pelo turismo impulsionado pelo setor.

O relatório detalha ainda que, no último ano, a aviação foi responsável por mais de 630 mil empregos em Dubai, representando um em cada cinco postos de trabalho. Até 2030, a expectativa é que outros 185 mil empregos sejam gerados, elevando o total para 816 mil.

Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO do Grupo Emirates e presidente da Dubai Airports, destacou o papel estratégico do setor para o crescimento da cidade. “Sob a liderança de Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o setor de aviação de Dubai tem sido um pilar fundamental da estratégia de crescimento econômico da nossa cidade até o momento, e continuará desempenhando um papel fundamental na Agenda Econômica D33”, afirmou.

O impacto do turismo facilitado pela aviação também é expressivo, com uma contribuição de AED 43 bilhões (US$ 11,8 bilhões) para a economia local em 2023. Esse número, que representa 8,5% do PIB, deve crescer mais de 40% até 2030, acompanhando o aumento das atividades turísticas e de conectividade internacional da cidade.

A expansão do Aeroporto Internacional Dubai World Central – Al Maktoum faz parte dos investimentos que impulsionarão ainda mais o setor. Com previsão de contribuir com AED 196 bilhões para o PIB de Dubai até 2030, o setor de aviação continua a ser uma força motriz para o desenvolvimento econômico e geração de empregos na cidade.

A aviação não só sustenta o comércio e o turismo, mas também promove inovações e parcerias que visam otimizar as operações e melhorar a experiência dos viajantes no futuro, consolidando Dubai como um dos principais hubs globais de aviação e logística.