A Latam Brasil inicia no próximo domingo (27) a operação de sua nova rota direta entre Macapá, no Amapá, e São Paulo/Guarulhos. Com uma forte demanda, o voo inaugural terá 100% de ocupação, e a companhia já prevê uma média de 80% para a primeira semana de operações. Com quatro voos semanais — aos domingos, segundas, quartas e sextas — a rota será operada por aeronaves Airbus A320, com capacidade de 140 a 216 passageiros, de acordo com o modelo.

A expectativa é de que cerca de 57 mil passageiros utilizem a nova rota anualmente, que foi planejada como parte da estratégia da Latam para ampliar sua malha aérea doméstica e atender à crescente demanda por voos entre o Norte e o Sudeste do país. A venda de passagens já está disponível no site da companhia, oferecendo uma nova opção de conectividade para a população amapaense.

Destaque para os irmãos amapaenses no comando do voo inaugural

Além de ser uma conquista importante para a Latam e para o estado do Amapá, o voo inaugural também será marcado por uma celebração especial: ele será pilotado por dois irmãos amapaenses, o comandante Felipe Lima e o primeiro oficial Pedro Lima. Essa coincidência familiar acrescenta um toque simbólico ao primeiro voo. “Quem é de Macapá sabe da importância dessa nova rota, realizando uma ligação direta com São Paulo”, comentou Pedro Lima, destacando o impacto econômico positivo que o novo trajeto deve trazer para o estado.

O voo inaugural está previsto para decolar de São Paulo/Guarulhos às 7h40 do domingo, retornando de Macapá às 12h05. “Ter sido escalado para realizar esse voo inaugural ao lado do meu irmão é uma oportunidade única. Será nosso primeiro voo juntos. Nosso pai também é piloto, e estamos encarando essa oportunidade como a realização de vários sonhos da família, um momento marcante”, acrescentou Pedro.

Crescimento e ampliação da Latam no Brasil

Essa nova operação reflete o contínuo crescimento da Latam no Brasil. A empresa lidera o setor de aviação desde 2021, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com quase 39% de participação no mercado doméstico no acumulado entre julho e setembro de 2024. A Latam também é líder no mercado internacional, com uma participação de 23,45% em voos entre o Brasil e outros países.

A nova rota Macapá-São Paulo faz parte dos esforços da companhia em democratizar a aviação, especialmente em regiões que ainda carecem de conectividade aérea. A Latam, em conjunto com o governo do Amapá, negociou uma redução do ICMS sobre o combustível de aviação, o que contribuiu para viabilizar a operação da nova rota.

Em 2024, a Latam já adicionou mais de 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no país, com a expectativa de crescimento de 8% a 10% em sua oferta de assentos domésticos comparado ao ano anterior.