O Villa Glam, espaço de eventos localizado em São Paulo (SP), foi palco do roadshow de Joinville (SC) que ocorreu na noite desta quarta-feira (30). Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (SC) e o Joinville Convention & Visitors Bureau (Joinville CVB), o evento teve como objetivo ampliar a visibilidade de Joinville, destacando atrativos culturais, naturais, de lazer e de negócios para agentes e operadores da capital paulista.
Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo de Joinville, explica que a iniciativa busca tornar a cidade mais conhecida entre os agentes de viagens, responsáveis por comercializar o destino. “Creio que temos um ótimo produto, mas que poucas pessoas conhecem. Então o principal objetivo do roadshow é tornar a cidade um destino mais conhecido para que as pessoas entendam o que temos de bom para oferecer”, comenta.
Giorgio Augusto Souza, diretor-executivo do Joinville CVB, acrescenta que o roadshow é parte de uma estratégia de expandir a divulgação de Joinville para além do turismo corporativo, segmento já consolidado na cidade. O evento foi precedido por outras duas etapas, em Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), e teve São Paulo como um ponto-chave para conectar agentes de viagens e operadores de turismo com representantes e empresários de Joinville.
“Nós tivemos um momento na parte da manhã com os principais operadores de turismo de lazer, para conectar esses players aos nossos parceiros, e à noite o relacionamento foi com os agentes de viagem, que estão na ponta vendendo o destino”, relatou Souza, em entrevista exclusiva ao Brasilturis, salientando que a agenda do evento foi organizada para capacitar e sensibilizar esses profissionais sobre os atrativos únicos de Joinville.
Joinville: presente e futuro
Para Gassenferth, Joinville se destaca pela oferta de uma experiência autêntica aos visitantes, com uma estrutura desenvolvida a partir da cultura e do estilo de vida local. “Os visitantes recebem o que é criado para nós, nossa cultura e nosso jeito de viver. Os atrativos foram desenvolvidos para nós, para que pudéssemos abrir as portas para os visitantes”, acrescentou o secretário.
As atrações permanentes e culturais de Joinville, segundo os organizadores, têm forte apelo entre turistas de todas as idades. O secretário de Cultura e Turismo mencionou pontos como o Barco Príncipe, o Parque Zoobotânico e a Escola de Teatro Bolshoi como alguns dos grandes atrativos da cidade. Já Souza destacou a Galeria Juarez Machado, o Parque de Inovação Perini Business Park e o Agro Parque, que integram opções culturais, de inovação, tecnologia e ecoturismo.
Gassenferth também citou o Museu Nacional de Imigração e Colonização, que passou por um processo de restauração recentemente, e o Palácio das Orquídeas, voltado à tradição da cidade no cultivo de flores e que deve concluir a construção nos próximos anos.
Joinville também tem investido em infraestrutura para o turismo náutico, como a construção de um grande atracadouro, que facilitará a atração de embarcações de lazer. “Estamos prestes a lançar o projeto de um novo Museu de Arte e uma nova instalação do Museu Sambaqui. São projetos que passaram da fase do sonho para a execução e vão oferecer novos atrativos nos próximos anos”, disse Gassenferth.
Nos últimos anos, a cidade tem reforçado a promoção do turismo de lazer e buscado alcançar novos públicos, além de se conectar a cidades próximas, como Blumenau, Penha, Campo Alegre, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Souza aponta ainda que devem fortalecer essa estratégia nos próximos anos, consolidando Joinville como um destino atrativo tanto para o lazer quanto para o turismo de negócios.
Com o roadshow, a cidade pretende atrair ainda mais visitantes, reforçando sua presença no turismo de lazer, para além do segmento de eventos e negócios. Gassenferth estima que Joinville receba cerca de 900 mil turistas ao ano, baseando-se em dados das chegadas pelo aeroporto e rodoviária, assim como diárias de hotéis.
Agenda