De janeiro a setembro de 2024, turistas internacionais gastaram no Brasil um total de US$ 5,409 bilhões, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (29). O valor do acumulado é o maior da série histórica, iniciada em 1995, e também supera em 1,8% o mesmo período de 2014, ano da Copa do Mundo de futebol no Brasil, quando a soma de divisas deixadas no país nos três primeiros trimestres foi de US$ 5,3 bi. Vale dizer que a chegada de turistas internacionais ao Brasil cresceu 10,7% até agosto.

No comparativo com os meses de janeiro a setembro de 2023, quando visitantes de outros países deixaram US$ 5,019 bilhões na economia brasileira, o valor deste ano mostra um crescimento de pouco mais de 8%. Os dólares deixados pelos turistas no Brasil também equivalem a 78,2% do total acumulado em 2023, que foi de US$ 6,9 bilhões, outro período de registro recorde.

Para completar, os US$ 5,4 bilhões injetados no Brasil pelo turismo internacional nos três trimestres iniciais de 2024 é 20% maior que o volume registrado no mesmo período em 2019, último ano antes do impacto econômico provocado pela pandemia de Covid-19. Os números também estão disponíveis no Portal de Dados da Embratur.

Marcelo Freixo, presidente da Agência, comemorou o bom resultado e destacou a importância desse dinheiro para a população. “A cadeia turística é muito democrática. Esse dinheiro que entra na nossa economia a partir do turista internacional, ele paga, dentre outras coisas, a gorjeta do garçom, o motorista de aplicativo, o taxista, o vendedor ambulante na praia. Então, é uma injeção econômica direto no destino, que vai gerar emprego e renda para os municípios, na base da economia, e isso é muito bom para todo mundo”, avaliou.

Esforço conjunto

Marcelo Freixo também destacou a importância do trabalho da Embratur e do trade turístico para que os resultados viessem. “Nós temos batido recorde atrás de recorde. Tivemos o maior setembro em entrada de turistas internacionais da história, 26% maior que em setembro de 2023. Tivemos um acumulado de chegadas desses visitantes, também, de janeiro a setembro, 12% maior que no ano anterior”, listou.

“E isso acontece porque a Embratur e o todo o trade turístico têm trabalhado juntos para fortalecer a promoção do Brasil no exterior. E tem trabalhado com dados técnicos, com base em estudos. Então, esses bons resultados são fruto de um esforço conjunto muito grande e que só tende a trazer resultados melhores. Por isso que eu digo que quando o turismo ganha, todo mundo ganha”, completou Freixo.