O Ministério do Turismo, em colaboração com o ICMBio e a UNESCO, abriu edital para contratação de empresa especializada em engenharia e arquitetura, visando a criação de novos portais de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
 
O projeto, que tem o prazo de submissão de propostas até 7 de novembro de 2024, busca melhorar a experiência turística e aprimorar a sinalização do local, recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
 
O planejamento contempla quatro portais em pontos estratégicos: as principais entradas em Barreirinhas e Santo Amaro, com estruturas robustas para um grande fluxo de turistas, e as entradas secundárias em Primeira Cruz e Atins, com portais simplificados.
 
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o desenvolvimento dessa infraestrutura é prioridade para atrair turistas e promover a gestão sustentável da área.
 
Além disso, outro edital também foi lançado para investimentos em mobilidade dentro do parque dos Lençóis Maranhenses, incluindo mapeamento de trilhas e vias, e delimitação de áreas de estacionamento.
 
A entrega das propostas para essa segunda iniciativa está marcada para 25 de novembro de 2024.