O índice de confiança no turismo de São Paulo apresentou crescimento em cinco dos principais segmentos do setor, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP).

Entre os setores que mais pontuaram, destacam-se:

  • A organização de eventos (169 pontos)
  • Locadoras de veículos (150 pontos)
  • Empreendimentos de apoio ao turismo náutico e pesca desportiva (125 pontos)
  • Alimentação (107 pontos)
  • Parques aquáticos e de entretenimento (100 pontos).

O levantamento utiliza a metodologia da Organização Mundial do Turismo (OMT), que avalia a percepção dos gestores e empreendedores do setor com base em uma escala de 0 a 200 pontos. Nessa escala, pontuações abaixo de 100 indicam uma percepção de piora, enquanto valores acima desse patamar representam uma visão otimista. No terceiro trimestre de 2024, dos 12 segmentos consultados, 10 registraram mais de 100 pontos em relação ao turismo doméstico, sendo cinco com crescimento superior ao mesmo período do ano passado. Para o próximo trimestre, todos os setores mantêm expectativas positivas, com seis deles indicando uma projeção ainda mais otimista que em 2023.

No turismo internacional, a avaliação segue positiva, com nove dos 12 segmentos relatando crescimento no terceiro trimestre e dez prevendo continuidade dessa tendência. Sete setores reportaram desempenho melhor que no ano anterior e mantêm projeções favoráveis para o final de 2024.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP, destaca que a confiança é resultado da retomada plena dos eventos e das ações desenvolvidas desde o ano passado. “A aposta no futuro é reflexo das medidas adotadas no setor turístico. A realização de grandes eventos em 2023 e 2024 reaqueceu o mercado, reforçando a confiança no setor”, afirmou.

Realizada trimestralmente, a sondagem da Setur-SP coleta percepções de gestores e empresários sobre o desempenho recente e expectativas para os próximos meses. A pesquisa mais recente foi conduzida entre 7 e 18 de outubro em 101 cidades do estado.