O fretamento corporativo ou colaborativo tem se destacado como um mercado importante no Brasil, movimentando cerca de R$ 1,8 bilhão na economia, conforme dados da Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos (Abrafec). Este segmento, que inclui o transporte interestadual, conta com 34 mil ônibus de 6 mil empresas menores, em comparação com as viações tradicionais, atendendo aproximadamente 12 milhões de passageiros.

Diante desse mercado, novas tecnologias surgem para atender aos desafios e garantir melhorias na performance, principalmente quando falamos na segurança dos usuários. Um exemplo disso são os aplicativos de gestão de frotas, que oferecem funcionalidades capazes de aumentar a segurança em até 80%.

Quem explica é o especialista Victor Cavalcanti, CEO da Infleet, startup desenvolvedora de soluções de Gestão de Frotas com unidades em São Paulo e Salvador. “Há funcionalidades que monitoram em tempo real o veículo e seu condutor, trazendo informações sobre a performance geral do ônibus e os comportamentos dos motoristas, de modo a coibir excessos de velocidade, acelerações e frenagens bruscas. Quando há imprudência, os sistemas emitem alertas sonoros automaticamente em condições de risco, como ‘Não use celular!’ e ‘Acorde!’, reduzindo em mais de 80% os comportamentos de distração na direção e em 60% o número de sinistros.”

Para Cavalcanti, funcionalidades como essas não apenas aumentam a segurança no transporte, mas também contribuem diretamente para a redução do consumo de combustível e do desgaste de pneus. “Como no caso da empresa Buser, atendida pela Infleet, onde a economia de combustível chegou a 25%, o que também impactou positivamente no bolso do passageiro, com a redução convertida no valor das tarifas”, descreve.

Além do monitoramento em tempo real, destaca-se a inteligência artificial do sistema. “A tecnologia fornece sugestões para melhoria contínua na condução dos veículos, evitando a ocorrência de infrações de trânsito, que geram não só multas, mas também situações que podem causar acidentes”, sublinha o CEO.

Outras soluções tecnológicas de gestão de frota representam ganhos financeiros significativos para os frotistas. Um exemplo é o controle de abastecimento, onde a tecnologia detecta eventuais desperdícios, como vazamentos, problemas mecânicos ou comportamentos inadequados. “O sistema permite uma análise mais profunda para entender as causas do consumo excessivo, como um aumento inesperado de combustível em uma determinada rota, ou situações que não podem ser explicadas por fatores normais, como a carga ou as condições da estrada”, explica Cavalcanti. Esse controle também ajuda a prevenir fraudes, como o abastecimento em postos não autorizados ou a cobrança por combustível não utilizado na frota.

Outro controle digital essencial é o de manutenção, que proporciona planejamento e execução da manutenção preventiva e corretiva, combatendo riscos de falhas mecânicas e garantindo o bom funcionamento dos veículos por mais tempo. “Isso é possível graças a uma combinação de monitoramento em tempo real e alertas automatizados. O sistema coleta informações como quilometragem, tempo de uso e dados específicos sobre o desgaste de componentes, prevendo quando uma peça está próxima do fim de sua vida útil ou quando um veículo precisa de revisão. Assim, a manutenção pode ser programada antes que problemas maiores ocorram”, destaca Cavalcanti.

O aplicativo da Infleet também oferece um checklist das condições do veículo, como níveis de óleo, estado dos pneus, funcionamento dos freios e luzes, além de verificar a documentação, como licenciamento, seguro e certificado de inspeção veicular. Isso permite que motoristas e gestores verifiquem rapidamente se o veículo está em conformidade com os requisitos de segurança e regulamentação antes de cada viagem. Há ainda a gestão de multas, com identificação de padrões de infração e pagamento das ocorrências.

A Infleet atende fretadores corporativos e colaborativos, bem como empresas que operam em diversas atividades econômicas, como indústria, varejo, saneamento básico e saúde. Grupos como Centauro, Unimed, Vopak, UniBeer e a própria Buser estão entre os clientes da Infleet.