De 6 a 10 de novembro, o Salvador Boat Show retorna à Bahia Marina, com uma ampla gama de novidades náuticas em uma estrutura flutuante sobre as águas. Com cerca de 30 barcos em exposição e diversos produtos e serviços voltados ao turismo e lazer aquático, o evento se destaca também por iniciativas de inclusão e transformação social. Em parceria com o Instituto de Cegos da Bahia e a associação I9 Vela, que atende crianças da periferia, o Boat Show oferece experiências sensoriais e oficinas práticas de navegação, proporcionando o primeiro contato com o universo náutico para públicos que enfrentam barreiras de acesso.
Como uma das principais atrações inclusivas, o veleiro Marujo’s Stanley – um modelo Farr de 42 pés – será palco de uma experiência sensorial exclusiva, voltada para deficientes visuais, na quinta-feira (7). Na atividade, com duração de uma hora, os participantes poderão se conectar com o ambiente marítimo através dos sentidos, sentindo o vento e explorando o espaço do veleiro.
“As ações envolvem uma experiência em um veleiro, direcionada a pessoas com deficiência visual, além de oficinas práticas de navegação para crianças”, afirma Thalita Vicentini, diretora-geral da Boat Show Eventos. Segundo ela, a iniciativa reforça o compromisso do evento com a inclusão, unindo aprendizado e transformação social.
A I9 Vela, que ensina navegação a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, trará atividades que demonstram os princípios da vela e a montagem de um barco. Para o velejador Juan Sobral, coordenador da I9 Vela, participar do evento é “o embarque em um sonho náutico voltado à equidade e inclusão social”. Com três anos de atuação, o projeto já impactou mais de 580 crianças e adolescentes, levando a prática de esportes aquáticos às comunidades carentes de Salvador.
Agenda