Em um cenário de forte crescimento do turismo nacional, os brasileiros demonstram interesse crescente em explorar o país por terra. Dados do Google revelam que as buscas por turismo aumentaram 35% entre 2019 e 2024. Dentro desse contexto, o ônibus consolidou-se como o transporte favorito para 74% dos viajantes brasileiros, superando o carro próprio (44%) e o avião (32%), segundo pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, apresentada no evento de imprensa da ClickBus.
As viagens são ainda mais frequentes entre os jovens adultos e a classe C, com um aumento de 28% nas buscas por trajetos de até 100 km entre 2019 e 2023. Mesmo entre aqueles que optam por outros meios, o ônibus é uma consideração importante: 81% dos que viajam de carro, 75% dos que alugam carros e 58% dos que optam pelo avião cogitaram a viagem de ônibus.
Frequência e fidelidade dos passageiros
Quase metade dos passageiros de ônibus (49%) afirmaram que continuarão usando esse transporte regularmente, enquanto 45% dos jovens adultos utilizam o ônibus pelo menos quatro vezes ao ano. A classe AB também apresenta alta frequência, com mais de 60% realizando quatro ou mais viagens anuais. Na questão de compra de passagens, 61% dos passageiros fazem a compra na mesma semana da viagem, com 13% optando pela compra no dia.
“Esse comportamento reflete o quão prático e acessível é viajar de ônibus, permitindo decisões de última hora sem grandes complicações,” afirma Daiane Dunka (Head da Indústria de Varejo no Google Brasil). “O ônibus está se consolidando cada vez mais como uma alternativa sólida para as viagens dos brasileiros, especialmente em situações onde a velocidade do transporte aéreo não é uma prioridade,” complementa Dunka.
Phillip Klien, CEO da ClickBus, destaca a importância das vendas digitais para o setor: “Os dados apresentados hoje pelo Google reforçaram a força do modal. Por sermos uma empresa de tecnologia líder do mercado e utilizarmos pesquisas e dados que também levantamos em nosso dia a dia, complementamos com informações que mostram como o comércio digital de passagens é uma tendência crescente, onde entre 30% e 35% das compras já ocorrem online. A Clickbus comercializa mais de R$ 2 bilhões em passagens ao ano e, dentro deste cenário, vemos o enorme potencial do setor, uma vez que o mercado digital se expande à medida que os consumidores buscam mais conveniência e economia, e sempre buscando inovação através de tecnologia.”
Benefícios e atrativos
Os passageiros brasileiros destacam a comodidade e o custo-benefício. Entre os pontos mais valorizados estão a possibilidade de não precisar dirigir (39%), a chance de descansar durante o trajeto (34%) e a segurança de ter um motorista experiente (32%). O conforto também é importante, com 34% dos passageiros preferindo ônibus com ar-condicionado e 28% valorizando banheiros limpos.
Além disso, as viagens de ônibus acompanham a crescente busca por destinos no interior do Brasil, que aumentou 146% entre 2019 e 2023. Hoje, 89% das viagens de ônibus têm como destino cidades do interior, indicando uma preferência por locais tranquilos, longe das capitais e do litoral.
Outro aspecto que tem impulsionado o turismo por ônibus é o interesse em pacotes com hospedagem. Cerca de 81% dos passageiros de ônibus demonstram interesse em obter descontos em hospedagem, enquanto 83% preferem pacotes com condições especiais. Segundo Daiane Dunka, “Com um crescimento expressivo nas buscas e na preferência dos viajantes, o ônibus se consolida como o ‘coringa’ do turismo brasileiro, oferecendo uma alternativa viável, econômica e acessível. Seja para viagens de lazer, negócios ou para explorar qualquer parte do Brasil, o ônibus se mantém como uma das melhores escolhas para quem deseja viajar com conforto e segurança, sem abrir mão da flexibilidade.”
Agenda